• Carregando...

O grupo político ligado à ex-senadora Marina Silva entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na quinta-feira (28), cerca de 56 mil assinaturas de apoio à criação do partido Rede Sustentabilidade. Relatora do pedido de registro da sigla no tribunal, a ministra Maria Thereza de Assis Moura solicitou urgência na análise do material.

Agora, os técnicos do tribunal vão verificar a validade das certidões de apoio à criação da Rede entregues nesta quinta-feira.

Para que o futuro partido possa lançar candidatos a prefeito e a vereador no ano que vem, a tramitação tem que ser concluída até outubro deste ano, um ano antes das eleições.

Os últimos passos do processo de gestação da legenda no TSE vinham sendo comandados pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, agora advogado da Rede. São exigidas, no mínimo, 498.652 assinaturas para que a Justiça Eleitoral dê aval à criação da Rede. Em 2013, o partido já havia tentado fazer o registro de sua criação. No entanto, no último dia para conseguir se registrar a tempo de ser candidata à Presidência da República já pelo novo partido, Marina Silva viu o TSE julgar, por unanimidade, que a lista de assinaturas apresentada era incompleta. Com isso, ela e boa parte de seus seguidores migraram para o PSB.

O Brasil tem hoje 32 legendas partidárias aptas a disputar as eleições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]