• Carregando...
Chico Alencar: “Fico feliz com a isenção do relator”. | Lula Marques/ Agência PT
Chico Alencar: “Fico feliz com a isenção do relator”.| Foto: Lula Marques/ Agência PT

O deputado Sandro Alex (PPS-PR), relator no Conselho de Ética da representação feita contra Chico Alencar (PSol-RJ), protocolou, nesta quinta-feira (26), o relatório preliminar em que pede o arquivamento do processo contra o líder do PSol na Câmara. A representação foi feita pelo deputado Paulinho da Força (SD-SP) por suposta quebra de decoro parlamentar.

Paulinho acusa o deputado de ter recebido doações na campanha do ano passado de servidores do gabinete dele cujo valor teria sido superior ao teto de 10% da renda bruta fixado pela Justiça Eleitoral. Além disso, Paulinho afirma que Chico utilizou recursos da verba indenizatória para pagar por serviços de uma empresa que seria fantasma. Chico nega as acusações e diz que suas contas eleitorais foram aprovadas e que, sobre a empresa, ele ressarciu a Câmara quando foi informado de que a empresa não tinha CNPJ.

Cerveró deixa presídio e é transferido por motivos de segurança

Leia a matéria completa

“O relatório é pela não admissibilidade, pelo arquivamento do processo. Entendo que ele é inepto e ausente de justa causa. Os documentos e provas que estão nos autos são corroborados pelo Ministério Público e reiterados em uma decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse o relator.

O relatório está previsto para ser lido na próxima quarta-feira, um dia depois da sessão do Conselho sobre o processo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – adiado depois que seus aliados no órgão pediram vista.

Chico Alencar comentou a decisão de Sandro Alex e criticou a representação, que disse ter sido feita pelo Solidariedade com orientação de Eduardo Cunha com o intuito de intimidá-lo.

“Fico feliz com a isenção do relator, mas vamos aguardar a quarta-feira. Desde que o Paulinho da Força anunciou a representação, eu tratei de conhecê-la, lê-la em detalhes e respondê-la ponto a ponto. Fiz questão também de comparecer ao Conselho e ali me manifestar, não contratei banca de advogados até porque não tenho necessidade nem dinheiro para isso. A verdade liberta, a transparência é um principio que quero seguir sempre, e a manobra de uma representação falha, de forçação de barra, não dará certo”, criticou o líder do PSol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]