• Carregando...
Renata Bueno: Câmara puni-la com censura pública | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Renata Bueno: Câmara puni-la com censura pública| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

O Conselho de Ética da Câmara de Curitiba decidiu punir a vereadora Renata Bueno (PPS) por chamar os colegas de "gentalha". A vereadora receberá uma censura pública – repreensão dada em plenário pelo presidente da Casa – pela declaração. Por ser uma punição considerada branda, ela não precisa ser votada em plenário, como em caso de cassação ou suspensão.

Em entrevista à Gazeta do Povo, em outubro do ano passado, Renata Bueno demonstrou sua irritação com alguns vereadores da Casa, incluindo o ex-presidente João Cláudio Derosso (sem partido) e os veteranos Jair Cézar (PSDB) e Algaci Túlio (PMDB). "Não tenho dúvida de que minha produção fora da Câmara é muito maior do que quando fico no plenário aguentando essa gentalha. É gentalha que não produz nada, passa horas e horas se lamentando, fazendo teatro", disse na época.

Apesar de a crítica ter sido direcionada a alguns vereadores, ela foi interpretada pelo Conselho como uma ofensa à instituição. O processo foi relatado pelos vereadores Jorge Yamawaki (PSDB), Noêmia Rocha (PMDB) e Pastor Valdemir (PRB) – este último não assinou o processo, e estava ausente da sessão de ontem do Conselho.

Nepotismo

Outro processo no Con­­selho de Ética envolvendo a vereadora também foi encerrado ontem. No caso da acusação de nepotismo cruzado, Renata foi inocentada. Segundo a acusação, Leonesto Emílio Eitelwein, tio de Renata, trabalhou em cargo comissionado no gabinete do vereador Zé Maria (PPS). Entretanto, ele foi nomeado em 2005 – quatro anos antes da eleição da vereadora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]