• Carregando...
Não é a primeira vez que Requião se envolve em polêmicas por falas tidas como preconceituosas | /
Não é a primeira vez que Requião se envolve em polêmicas por falas tidas como preconceituosas| Foto: /

Uma mensagem do senador Roberto Requião (PMDB-PR) divulgada em seu Twitter na tarde desta segunda-feira gerou polêmica no mundo virtual: “Para evitar a extinção da espécie pelo menos 50% dos homens e mulheres deveriam compor a COTA de casamento hétero”. Nas redes sociais, o comentário foi considerado homofóbico. Grupos de diversas tendências se manifestaram criticando a mensagem do senador.

Requião explicou que se trata de uma ironia sobre o que considera um “exagero” no uso das cotas. O senador disse que estava em casa debatendo com os filhos a aplicação de políticas de cotas quando decidiu postar a mensagem em seu Twitter. Requião mostrou-se indignado com a má repercussão.

“Quem quer me patrulhar, vai para a p... que pariu! As pessoas perderam a capacidade de ironia, de inteligência. Fiz uma ironia pelo exagero das cotas. Daqui a pouco vão querer cotas para mulheres no Supremo Tribunal Federal, para pilotar avião e para dirigir caminhão. Querem cotas para tudo!”, esbravejou o senador.

Requião afastou acusações de que haveria cunho homofóbico em sua mensagem e disse ser presidente de honra do Grupo Dignidade LGBT no Paraná. O senador afirmou ser favorável ao casamento gay e avaliou que a reação nas redes sociais se deve à “intolerância”.

“Estou na linha do Papa Francisco, da liberdade absoluta. Para mim, homossexualismo é uma tendência genética que pode ser potencializada pelo meio. É aquela velha piada: bicha pode ser decorador, florista, arquiteto ou engenheiro. Sou contrário à homofobia, mas igualmente contrário à burrice e à intolerância — disse o senador, que alegou ter colocado a mensagem para “provocar o debate e irritar o povo”.

Mais tarde, Requião postou nova mensagem em sua conta no Twitter afirmando estar surpreso com manifestações “contra o casamento hétero”. “Eu que sou liberal em relação as opções sexuais me surpreendo com a fúria tuiteira contra o casamento Hetero. Oh ! têmpora! Oh mores ...”

Não é a primeira vez que Requião se envolve em polêmicas por falas tidas como preconceituosas.

Em 2009, quando era governador do Paraná, Requião provocou reações ao declarar em programa sobre saúde pública transmitido ao vivo da TV Educativa, emissora oficial do governo, que o câncer de mama em homens “deve ser consequência de passeatas gay”. Na ocasião, parlamentares e representantes de movimentos homossexuais repudiaram o comentário.

Meses antes, Requião havia gerado mal-estar por outro comentário. Após representantes da Associação Latino-Americana de Uro-Oncologia terem divulgado a realização da Semana de Saúde do Homem, o então governador perguntou se haveria “toque retal gratuito” durante o evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]