• Carregando...

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reiterou neste sábado (27) que o partido segue acreditando na inocência de seu ex-tesoureiro João Vaccari Neto. Ele foi preso em abril deste ano suspeito de ter negociado propina com empresários investigados na Operação Lava-Jato para o PT.

Dilma ataca delação ‘seletiva’ para atingir sua campanha

Presidente se reuniu com ministros para discutir acusação de que empreiteira UTC doou dinheiro de caixa 2 para o PT nas últimas eleições

Leia a matéria completa

Citado por delator, ministro se diz “indignado” e refuta impeachment

Edinho Silva disse que não se calará diante de ataques sobre sua conduta como tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff em 2014

Leia a matéria completa

Ministro da Justiça diz que governo não conhece delação de dono da UTC

“É importante frisar que essa delação está em sigilo legal e, portanto, o governo, o Ministério da Justiça não têm acesso aos seus termos”, disse José Eduardo Cardozo

Leia a matéria completa

Reportagem divulgada pela revista Veja neste sábado diz que o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, teria dito, em depoimento de delação premiada, ter imagens de Vaccari no escritório da empresa em uma das entregas de propina. Pessoa, ainda segundo a publicação, contou detalhes de como o ex-tesoureiro se comportava durante esses supostos encontros. A “Veja” informou ter tido acesso ao depoimento prestado por Pessoa à Justiça.

“Continuamos defendendo (Vaccari) e não há nenhuma prova contra o Vaccari. Todas as doações são legais e foram declaradas. Vi na imprensa que há um vídeo, mas eu não vi e não vou comentar”, afirmou Rui Falcão, ao deixar, nesta tarde, uma reunião com integrantes do MST em São Paulo.

Pessoa teria dado à Justiça detalhes de como eram os pagamentos de propina ao PT por meio de Vaccari. O petista, segundo o empreiteiro, não gostava de falar em dinheiro e propina nessas reuniões e que preferia o termo “pixulecos”. Ele também evitaria falar em cifras, preferindo escrevê-las em papel. Este, por sua vez, ainda conforme a revista, era picado por Vaccari e descartado em lixeiras diferentes.

O advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’Urso, disse na sexta-feira (26) que seu cliente nunca recebeu dinheiro do empreiteiro de forma ilegal. “O Vaccari nunca transacionou caixa dois. Toda a solicitação que ele fez de doação ao partido ou a quem quer que seja sempre foi doação oficial. Não procede (essa acusação)”, disse o advogado do ex-tesoureiro.

Dilma se reuniu com Cardozo, Mercadante e Edinho

Um dia depois de vir a público o conteúdo da delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, a presidente Dilma Rousseff se reuniu novamente com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social) para tratar dos desdobramentos da operação Lava Jato.

A reunião emergencial durou cerca de uma hora na manhã deste sábado (27) no Palácio da Alvorada. Segundo o Broadcast Político apurou, a conversa se concentrou no teor da delação premiada de Pessoa.

A reunião atrasou em cerca de uma hora e trinta minutos o embarque da presidente aos Estados Unidos, onde Dilma cumprirá uma intensa agenda de compromissos a partir deste domingo (28).

Os novos desdobramentos da operação Lava Jato causaram desconforto no Planalto, por envolverem acusações contra o financiamento das campanhas à reeleição da própria presidente em 2014, e a do atual ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, ao governo do Estado de São Paulo, em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]