• Carregando...
Os organizadores do manifesto não informaram o número de signatários. | Giuliano Gomes/Giuliano Gomes
Os organizadores do manifesto não informaram o número de signatários.| Foto: Giuliano Gomes/Giuliano Gomes

A segunda maior tendência do PT, Mensagem ao Partido, lidera, nesta terça-feira (1º), um abaixo-assinado pelo afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os organizadores do manifesto não informaram o número de signatários.

O documento afirma que Cunha “tem revelado, diuturnamente, a falta de qualquer pudor em utilizar sua posição de direção da Câmara Federal em proveito próprio” e pede que o Conselho de Ética da Câmara vote, nesta terça, pela abertura do processo de cassação do deputado. A votação ocorre neste momento na Câmara.

O placar no Conselho de Ética tem grande chance de ser apertado. Caberá aos 21 integrantes do colegiado dizer se há ou não indícios mínimos para prosseguir com o processo contra o peemedebista.

O relatório de Fausto Pinato (PRB-SP) é pela continuidade do processo. O PT tem três integrantes titulares no Conselho, votos considerados cruciais para pender a balança para um dos lados. O Planalto tem pressionado deputados do PT que fazem parte do Conselho a salvar o mandato de Cunha, que tem ameaçado deflagrar processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Leia a íntegra do documento:

“Abaixo-assinado pela admissão da representação disciplinar, afastamento do Deputado Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados e contra a obstrução da pauta promovida pelos partidos da oposição.

Nós, Deputados Federais abaixo-assinados, junto com outros que ainda virão a assinar o presente documento, demandamos, mais uma vez, o imediato afastamento do Deputado Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados, bem como a admissão e prosseguimento da representação contra ele ajuizada no Conselho de Ética.

Com efeito, o Deputado Eduardo Cunha tem revelado, diuturnamente, a falta de qualquer pudor em utilizar sua posição de direção da Câmara Federal em proveito próprio, inclusive promovendo e patrocinando o cancelamento de sessão do Conselho de Ética, atacando Instituições e praticando toda sorte de chantagens.

A oposição, por sua vez, até poucos dias atrás legitimou todas as ações do Deputado Eduardo Cunha, beneficiando-se desta relação de conveniência. Agora, ao passar a defender o afastamento de Eduardo Cunha, o faz obstruindo toda e qualquer votação de interesse do país.

Devemos pois, nos manifestar firmemente contra qualquer tentativa do Deputado Eduardo Cunha em se utilizar do cargo para beneficiar sua defesa, em detrimento dos interesses da Sociedade Brasileira.

Demandamos que o Conselho de Ética decida pelo prosseguimento da representação ali ajuizada, tendo em vista a contundência das provas até então apresentadas contra o Deputado Eduardo Cunha.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]