• Carregando...
Dr. Rosinha, deputado federal | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Dr. Rosinha, deputado federal| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
  • Aécio Neves, pré-candidato à Presidência em 2014

Depois de dedicar a semana que passou a negociar mudanças no pacto federativo, a Câmara dos Deputados deve se voltar, a partir de terça-feira, aos projetos relacionados à segurança pública. Uma sessão de debate sobre propostas que abordam o tema será realizada para definir as matérias prioritárias que devem entrar na pauta de votação já na quarta-feira, em sessão extraordinária. Os projetos a serem votados serão definidos pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN, foto), e pelos líderes partidários. Entre as propostas que podem entrar em votação está o Projeto de Lei 6.690/02, que estabelece regras gerais paras as polícias estaduais (civil e militar) e o Corpo de Bombeiros. Também pode ser votada a proposta do Executivo que cria indenização para policiais federais, policiais rodoviários federais e auditores da Receita Federal que trabalham em regiões de fronteira.

Aliás...

Uma proposta do deputado federal paranaense Dr. Rosinha (PT) também faz parte do pacote de matérias que tratam de segurança pública que será discutido pela Câmara. O Projeto de Lei 301/07 tipifica os crimes contra a humanidade, de genocídio e de guerra para fazer valer a participação do Brasil no Tribunal Penal Internacional.

Cecílio 1

A BR-277, que liga Curitiba ao litoral do estado, poderá se chamar, em breve, Rodovia Cecílio do Rego Almeida, uma homenagem ao empresário paranaense falecido em 2008. Na última quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao Projeto de Lei 6.167/2009, que batiza a estrada com o nome do empresário. O projeto é de autoria do deputado petista André Vargas. Em sua justificativa, Vargas diz que o grupo C.R. Almeida "cresceu investindo no desenvolvimento do país". Curiosamente, o grupo é dono da empresa responsável pelo pedágio da estrada em questão.

Cecílio 2

Pai do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), Cecílio colecionou polêmicas e inimigos. Foi investigado pelo Ministério Público Federal por grilagem de terras na Região Norte e chegou a manter sob cárcere uma equipe de jornalistas da revista Veja. Em uma entrevista à revista Caros Amigos, chamou a então senadora petista Marina Silva de "indiazinha totalmente analfabeta e doente".

Talismã

A presidente Dilma Rousseff conta agora com proteção dupla contra mau-olhado. Na campanha presidencial de 2010, ela exibia seu primeiro amuleto antiazar, uma pulseira com o olho grego que ganhou da mulher do governador da Bahia, o petista Jaques Wagner. A presidente continua a usá-lo no pulso, mas agora desfila também com uma pulseira de ouro amarelo cravejado com 143 brilhantes bem pequenos, onde está escrito "Senhor do Bonfim". O acessório foi presente de um casal de amigos baianos da presidente. O preço da joia é estimado em R$ 13 mil.

Pinga-fogo

"Ao que parece, a prioridade é garantir alguns segundos a mais na propaganda eleitoral ao invés de fazer o governo funcionar. Quem paga a conta sempre são os brasileiros."

Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência em 2014, sobre a reforma ministerial.

Colaboraram: Guilherme Voitch e Karlos Kohlbach

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]