• Carregando...
Serginho do Posto havia sido o vereador mais votado na eleição do ano passado. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Serginho do Posto havia sido o vereador mais votado na eleição do ano passado.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O vereador Serginho do Posto (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Curitiba com o voto de 36 dos 38 parlamentares da capital. Ele foi o único candidato ao cargo e seu nome foi indicado por um bloco composto por 25 vereadores. As duas abstenções foram das vereadoras Noemia Rocha (PMDB) e Professora Josete (PT).

No entendimento das parlamentares que se abstiveram, deveria ter sido feito um debate público na Casa, onde os parlamentares candidatos à direção do Legislativo apresentassem suas ideias e propostas para os cargos em disputa. Como os nomes foram definidos em acordo pela maioria dos parlamentares, não houve apresentação e debate das plataformas dos postulantes aos cargos.

Campeão de votos

Serginho do Posto foi o vereador mais votado nas eleições municipais de 2016, com 11.272 votos. Ele é administrador de empresas, está em seu quarto mandato na Câmara Municipal e já ocupou cargos importantes dentro do Legislativo, como a segunda secretaria durante a presidência de Paulo Salamuni (PV) e a presidência da Comissão de Economia na última legislatura.

Em seu discurso de posse, Serginho afirmou que fará uma gestão de diálogo com todos os partidos e de apoio ao Executivo, sem comprometer o papel fiscalizador da Câmara. Ele destacou o processo de renovação pelo qual o Legislativo vem passando nos últimos anos e garantiu que como presidente não vai “compactuar com o malfeito”.

No 1.º dia de trabalho, Greca garante que a reintegração do transporte sai até julho

Leia a matéria completa

Mesa Diretora

O restante da Mesa Diretora eleita para o biênio 2017-2018 também foi composto por nomes indicados pelos blocos parlamentares. A única situação em que houve disputa de votos foi para o cargo da primeira-secretaria, situação em que o vereador Bruno Pessuti (PSD) derrotou o correligionário Jairo Marcelino por 37 votos contra um.

Com o resultado da votação, a Comissão Executiva, responsável pela administração da Casa, será composta pelos vereadores Serginho do Ponto, presidente; Bruno Pessuti, primeiro secretário e Mauro Ignacio (PSB), segundo secretário.

Os outros cargos da Mesa serão ocupados por Tico Kuzma (PROS), primeiro vice-presidente; Toninho da Farmácia (PDT), segundo vice-presidente; Julieta Reis (DEM) terceira secretária; e Cristiano Santos (PV), quarto secretário.

Na corregedoria e vice-corregedoria da Casa foram eleitos os novatos Dr. Wolmir (PSC) e Marcos Vieira (PDT), respectivamente.

Líder do prefeito

Na mesma sessão também foi lido pelo presidente Serginho do Posto um comunicado oficial do prefeito Rafael Greca (PMN) que formalizou o vereador Pier Petruzziello (PTB) para o cargo de líder do governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]