• Carregando...
"Há um evidente descontentamento geral [com a imprensa]. Por isso é preciso que se faça alguma coisa. O tema precisa, com certeza, ser debatido no Congresso." Dr. Rosinha (PT-PR), deputado federal | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
"Há um evidente descontentamento geral [com a imprensa]. Por isso é preciso que se faça alguma coisa. O tema precisa, com certeza, ser debatido no Congresso." Dr. Rosinha (PT-PR), deputado federal| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

"Só teme o controle quem não quer cumprir normas"

A polêmica discussão sobre o controle da mídia e da imprensa voltou à pauta na semana que passou com a aprovação, por parte da Assembleia Legislativa do Ceará, de um indicativo de projeto que visa a criar o Conselho Estadual de Comunicação Social (Cecs).

Leia a matéria completa

Qual a sua posição em relação à criação de conselhos que visam, entre outras coisas, monitorar a mídia?

Neste momento, nós precisamos de algo; talvez de uma lei de imprensa, já que a antiga não existe mais [editada em 1967, durante o regime militar, a lei foi revogada em abril de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal por ser considerada incompatível com a Constituição democrática de 1988]. Por exemplo: se você quer um direito de resposta, precisa entrar na Justiça. Para tudo precisa da Justiça. E é preciso considerar que há imprensa e imprensa. Se um conselho vier cumprir esse papel, de normatizar a questão, será bem-vindo. Só teme [o controle] quem não quer cumprir [normas], ou seja, aqueles órgãos com uma prática totalmente distorcida.

O senhor poderia citar exemplos dessas "prática distorcidas".

Todo mundo sabe para o que servem os jornais de bairro: seguem uma linha que não é para informar. E não há uma legislação que discipline isso.

O senhor fala em questões políticas? Considera que está havendo excesso neste período eleitoral?

Claro que está. É só pegar o que fez a TV Globo ontem [quinta-feira]. Não assisto ao Jornal Nacional, mas ontem [quinta-feira] por acaso assisti. Aquilo foi um abuso. Fizeram programa eleitoral explicitamente para o Serra [José Serra, candidato do PSDB à Presidência, numa referência a reportagem que mostrou que tucano sofreu agressões, na quarta-feira, no Rio de Janeiro, que teriam partido de um grupo de petistas]. Isso seria o acontecimento típico para ser levado a um conselho.

Mas isso não fere a liberdade de expressão? Não poderia ser encarado como censura prévia?

Não concordo. Não impede a liberdade de expressão. Irá permitir que todas as partes se expressem.

O senhor pretende apresentar algum projeto sobre o tema no Congresso Nacional?

Há um evidente descontentamento geral. Por isso é preciso que se faça alguma coisa. O tema precisa, com certeza, ser debatido no Congresso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]