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Janot: Lava Jato “esbarrou” em sócio da Hypermarcas  e isso levou a uma nova frente de investigação. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Janot: Lava Jato “esbarrou” em sócio da Hypermarcas e isso levou a uma nova frente de investigação.| Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na mira da Procuradoria-Geral da República (PGR), após a delação de seu ex-diretor de Relações Institucionais, Nelson Mello, o grupo Hypermarcas (um dos principais conglomerados de marcas do país, dono de variadas marcas de consumo popular de remédios, higiene e adoçantes) já teve seu principal acionista, João Alves de Queiroz Filho, citado em uma quebra de sigilo na Operação Lava Jato. Embora a delação de Mello não seja no âmbito da operação que apura o cartel de empreiteiras na Petrobras, os investigadores da Lava Jato querem descobrir o motivo dos pagamentos efetuadas pela Monte Cristalina, holding de Queiroz Filho, à JD Consultoria, empresa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Veja algumas marcas pertencem ao conglomerado

De acordo com a quebra de sigilo da consultoria solicitada pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, a Monte Cristalina efetuou vários pagamentos, entre 2008 e 2013, que somados alcançam o valor de R$ 1,5 milhão. A Hypermarcas, empresa em que Queiroz Filho tem 20% de participação, está no centro de mais um escândalo envolvendo políticos. Segundo Mello, apontado como o braço direito de Queiroz Filho há cerca de 30 anos, a empresa repassou R$ 30 milhões para senadores do PMDB, entre eles, Romero Jucá (RR), Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM). Todos negam terem recebidos recursos.

Lobistas

Em um de seus depoimentos, Mello disse ter conhecido os lobistas Lúcio Bolonha Funaro, apontado como suposto operador do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e Milton Lyra, suposto lobista do presidente do Senado, Renan Calheiros, em Brasília para “se aproximar” do poder. Seu objetivo, declarou, era “proteger” o mercado que representava que, em sua avaliação, precisava “ter uma proteção legal”.

Embora os depoimentos não guardem relação com a Lava Jato, as revelações de Mello fortaleceram uma nova frente de investigação na PGR, comandada pelo procurador-geral Rodrigo Janot, que pretende apurar a relação de políticos e lobistas de Brasília. Nesse cenário, o repasse da Monte Cristalina à JD Consultoria é um dos casos que estão na mira dos investigadores. Além disso, a procuradoria pretende esmiuçar os projetos de lei, medidas provisórias e dívidas fiscais relacionadas a empresas do setor farmacêutico, em especial, o laboratório Hypermarcas.

Proteção

Em sua delação, Mello também disse que “ressarciu” o grupo do montante que teria repassado aos lobistas. Segundo ele, a Hypermarcas “não auferiu nenhuma vantagem e nem sofreu prejuízos porque foi reembolsada”. Em nota divulgada nesta terça, após a revelação do Estadão, a empresa diz que Mello teria autorizado “por iniciativa própria as despesas sem as devidas comprovações de prestação do serviço”.

Para pessoas com acesso às investigações, o relato de Mello teria como objetivo proteger Queiroz Filho e a Hypermarcas de modo a sugerir que os pagamentos seriam de responsabilidade exclusiva do ex-funcionário. A versão é reforçada pelos recados enviados nos bastidores por um dos supostos lobistas utilizados pelo ex-executivo da Hypermarcas.

Oficialmente, Lúcio Funaro, por meio de seu advogado, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, informou que nunca fez lobby, nunca distribuiu propina e que os contratos assinados com a Hypermarcas tiveram como objeto a “assessoria com finalidade de economia de energia” em duas empresas do grupo.

Entretanto, nos bastidores, o suposto lobista tem enviado recados a Queiroz Filho. Em e-mail encaminhado à alguns amigos, Funaro disse desconhecer o conteúdo da delação de Mello e ressaltou que, ao contrário do que diz o agora delator, seu contato no Hypermarcas era o próprio Queiroz Filho. Como prova, em anexo do e-mail, o suposto lobista encaminhou também uma foto na qual aparece ao lado do maior acionista do grupo.

Outro lado

Em nota à imprensa, o Grupo Hypermarcas informou que, após a saída de Nelson Mello, em março de 2016, a companhia “contratou assessores externos renomados para conduzir uma auditoria, já finalizada, que concluiu que o Sr. Mello autorizou, por iniciativa própria, despesas sem as devidas comprovações das prestações de serviços”.

Sobre os pagamentos da Monte Cristalina à JD Consultoria, o grupo disse que a contratação teve como objeto “análises mensais sobre o cenário político e econômico brasileiro” e que os valores cobrados “estavam em linha” com preços do mercado.

A defesa de José Dirceu não respondeu à reportagem. Milton Lyra negou que “tenha se apresentado ou agido em nome de qualquer parlamentar nas falsas situações descritas pela imprensa”. Em e-mail a amigos, Lúcio Bolonha Funaro diz desconhecer a delação de Mello.

Marcas

Veja alguns produtos que são de propriedade da Hypermarcas:

Adoçantes

Adocyl

Finn

Zero-Cal

Dermocosméticos

Agecare

Blancy

Dersab

Epidac

Epidrat

Episol

Hidramamy

Lanidrat

Pielus

Higiene Infantil e Saúde

AdultMax

BigFral

BigFral

Cremer

Dermil

Jontex

Lovetex

Olla

PomPom

Sapeka

Medicamentos

Neoquímica

Doril

Engov

Apracur

Maracujina

Coristina D

Atraiveran

Estomazil

Gelol

Apracur

Merthiolate

Vitasay

Lactopurga

Licor de Cacau

Outros

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