• Carregando...
Até agora, 36 congressistas -23 deputados e 13 senadores- são alvos do STF por suposta participação nos desvios da estatal | Valter Campanato/Agência Brasil
Até agora, 36 congressistas -23 deputados e 13 senadores- são alvos do STF por suposta participação nos desvios da estatal| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Teori Zavascki autorizou nesta quinta-feira (8) o compartilhamento com a Receita Federal das delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que foram fechadas com o Ministério Público Federal durante as investigações do esquema de corrupção da estatal.

As provas serão repassadas para o Setor de Fiscalização de a Receita Federal decidir sobre a abertura de procedimentos fiscais, caso estejam presentes indícios que o justifiquem.

As investigações apontam que Youssef teria atuado com outros operadores teria cooptado pequenos empresários e contadores para utilização de empresas pré-constituídas para lavagem de dinheiro. As empresas seriam, principalmente, do ramo de engenharia e construção.

Foi a partir das delações premiadas de Youssef e Paulo Roberto que o STF autorizou a abertura de inquérito contra a maioria dos políticos investigados por participação no esquema de corrupção da Petrobras.

Até agora, 36 congressistas -23 deputados e 13 senadores- são alvos do STF por suposta participação nos desvios da estatal. Ao todo, o STF e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) investigam oficialmente 61 pessoas na Lava Jato. O número pode ser maior porque há investigações ocultas.

As apurações começaram em março. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já ofereceu até agora cinco denúncias ao Supremo por conta das investigações, entre elas a do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), que podem virar réus em ação penal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]