Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

repercussão

Teorias e boatos: o que já foi desmentido sobre o acidente que matou Teori

Ministro era relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) e teorias na internet dizem que acidente que o vitimou foi assassinato

Avião que transportava o ministro Teori Zavascki caiu na última semana em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. | Reprodução
Avião que transportava o ministro Teori Zavascki caiu na última semana em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Reprodução
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

O acidente que matou na última quinta-feira (19) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Lava Jato, desencadeou uma série de boatos nas redes sociais.

Diversas informações a respeito do acidente circulam na internet tentando esclarecer o acidente. A principal teoria dos internautas é de que a queda do avião teria sido planejada, com a intenção de matar o ministro e atrasar as investigações.

Relator da Lava Jato, Zavascki analisava os depoimentos de 77 executivos da Odebrecht para decidir se homologava a colaboração premiada. A expectativa era de que os depoimentos viessem à público na segunda quinzena de fevereiro e envolvessem mais de 200 políticos de diversos partidos no esquema de corrupção.

Veja os boatos que já foram desmentidos:

O piloto foi orientado a causar o acidente

Circulou nas redes sociais um boato de que o piloto do avião teria sido orientado de forma equivocada, para causar o acidente que matou o ministro. O responsável pela suposta instrução equivocada seria uma pessoa identificada como “sargento Marcondes”.

Em nota divulgada neste domingo (22), a Aeronáutica desmentiu o boato, afirmando que não existe militar com esse nome na equipe de serviço responsável por aquela área de controle, nem havia qualquer comunicação com o piloto da aeronave durante a aproximação para o pouso em Paraty, porque o aeródromo não possui órgão de controle de tráfego aéreo.

Perfis falsos

Um dos filhos do ministro, o advogado Francisco Zavascki, alertou para a criação de perfis falsos em seu nome nas redes sociais. O advogado pediu cuidado ao que outras pessoas estão escrevendo em nome dele e solicitou a ajuda para denunciar os perfis falsos.

Filho teria dito que acidente foi sabotagem

Em maio do ano passado, Francisco Zavascki chegou a publicar nas redes sociais que a família estava sendo ameaçada por causa da atuação do ministro Teori na Lava Jato. Depois do acidente, porém, o advogado disse que a possibilidade de sabotagem do avião “não está passando na cabeça de ninguém”.

Documentos da Lava Jato destruídos

Outro boato que circulou na internet foi o da destruição de documentos da Lava Jato, que estariam junto com Teori Zavascki no avião no momento da tragédia. A informação, porém, não foi confirmada pelo STF. Também não foram encontrados indícios de que podem haver documentos perdidos no mar.

A delação da Odebrecht, principal demanda atual do STF na Lava Jato, estava sendo analisada em uma sala separada na Suprema Corte, por assessores do ministro.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida Pública

PUBLICIDADE