• Carregando...
Avião que transportava o ministro Teori Zavascki caiu na última semana em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. | Reprodução/
Avião que transportava o ministro Teori Zavascki caiu na última semana em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.| Foto: Reprodução/

O acidente que matou na última quinta-feira (19) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Lava Jato, desencadeou uma série de boatos nas redes sociais.

Diversas informações a respeito do acidente circulam na internet tentando esclarecer o acidente. A principal teoria dos internautas é de que a queda do avião teria sido planejada, com a intenção de matar o ministro e atrasar as investigações.

Ministros do STF divergem sobre novo relator da Lava Jato

Leia a matéria completa

Relator da Lava Jato, Zavascki analisava os depoimentos de 77 executivos da Odebrecht para decidir se homologava a colaboração premiada. A expectativa era de que os depoimentos viessem à público na segunda quinzena de fevereiro e envolvessem mais de 200 políticos de diversos partidos no esquema de corrupção.

Veja os boatos que já foram desmentidos:

O piloto foi orientado a causar o acidente

Circulou nas redes sociais um boato de que o piloto do avião teria sido orientado de forma equivocada, para causar o acidente que matou o ministro. O responsável pela suposta instrução equivocada seria uma pessoa identificada como “sargento Marcondes”.

Em nota divulgada neste domingo (22), a Aeronáutica desmentiu o boato, afirmando que não existe militar com esse nome na equipe de serviço responsável por aquela área de controle, nem havia qualquer comunicação com o piloto da aeronave durante a aproximação para o pouso em Paraty, porque o aeródromo não possui órgão de controle de tráfego aéreo.

Destroços do avião de acidente com Teori são recolhidos do mar

Leia a matéria completa

Perfis falsos

Um dos filhos do ministro, o advogado Francisco Zavascki, alertou para a criação de perfis falsos em seu nome nas redes sociais. O advogado pediu cuidado ao que outras pessoas estão escrevendo em nome dele e solicitou a ajuda para denunciar os perfis falsos.

Filho teria dito que acidente foi sabotagem

Em maio do ano passado, Francisco Zavascki chegou a publicar nas redes sociais que a família estava sendo ameaçada por causa da atuação do ministro Teori na Lava Jato. Depois do acidente, porém, o advogado disse que a possibilidade de sabotagem do avião “não está passando na cabeça de ninguém”.

Temer diz que só vai indicar substituto de Teori depois que STF escolher novo relator da Lava Jato

Leia a matéria completa

Documentos da Lava Jato destruídos

Outro boato que circulou na internet foi o da destruição de documentos da Lava Jato, que estariam junto com Teori Zavascki no avião no momento da tragédia. A informação, porém, não foi confirmada pelo STF. Também não foram encontrados indícios de que podem haver documentos perdidos no mar.

A delação da Odebrecht, principal demanda atual do STF na Lava Jato, estava sendo analisada em uma sala separada na Suprema Corte, por assessores do ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]