• Carregando...
Gilson Alceu Bittencourt, ex-secretário adjunto da Casa Civil | Geraldo Magela/Agência Senado
Gilson Alceu Bittencourt, ex-secretário adjunto da Casa Civil| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Primeira testemunha da defesa a depor na Comissão Especial do Impeachment, no Senado, o ex-secretário adjunto da Casa Civil Gilson Alceu Bittencourt afirmou que não há ato da presidente afastada Dilma Rousseff na autorização para que o Tesouro Nacional quitasse os débitos com o Banco do Brasil em relação ao Plano Safra de 2015.

Este pagamento atrasado configurou as chamadas “pedaladas fiscais”, um dos objetos da denúncia contra a petista.

Secretário do TCU testemunha e diz que pedaladas foram decisão deliberada

Leia a matéria completa

“Não há nenhum ato da presidenta ligado ao Plano Safra definindo equalização ou qualquer outra questão. Não há nenhuma informação, não conheço nada que diga que ela tenha instruído o Banco Central a mudar a forma de prestação de contas”, disse, em depoimento nesta terça (14).

Depois dele, foi a vez de André Nassar, ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, falar à comissão. Nassar buscou minimizar seu papel no episódio das “pedaladas fiscais” sob alegação de não ter sido responsável pelo Plano Safra 2014-2015, foco da denúncia contra Dilma.

Por ter assumido o cargo em março do ano passado, ele disse que cuidava do plano 2015-2016, mas contou que soube informalmente que havia demora no repasse ao plano anterior. Alegou, porém, que não tinha condições de avaliar se o atraso se configurou numa operação de crédito do governo com dinheiro do programa, uma das principais acusações feitas a Dilma. Nassar defendeu, entretanto, a importância de haver prazo para esse tipo de pagamento.

Senadores pró-impeachment adotaram uma estratégia de evitar fazer muitas perguntas aos depoentes desta terça, como forma de acelerar a sessão, enquanto os aliados de Dilma aproveitaram para reforçar as críticas ao seu afastamento.

”Normais”

Gilson Bittencourt afirmou aos senadores que a variação no tempo levado para quitar as dívidas do programa agrícola são normais e sempre foram usados pela União. “Operação de crédito é uma operação de R$1 ou de R$1 milhão. Ou é operação de crédito ou não é. O valor não é o que determina. Sempre existiu essa variação em relação à data do pagamento”, disse.

“Não interpreto como uma operação de crédito, mas como uma prestação de serviço”, destacou.

Bittencourt frisou que o governo quitou os débitos em relação aos decretos de crédito suplementar ainda em 2015, conforme determinação do Tribunal de Contas da União, e que apenas alguns restos a pagar foram deixados para 2016. “Isso sempre foi feito dessa forma, não é de agora”, disse.

Questionado sobre suas preferências partidárias pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), ele afirmou que foi filiado ao PT até 2001, quando pediu desligamento da sigla para assumir uma secretaria no Ministério da Agricultura ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]