• Carregando...
Professores ocupam a galerias da Assembleia: projeto relacionado à categoria é o mais lembrado. | Marcelo Andrade/Marcelo Andrade / agencia de not
Professores ocupam a galerias da Assembleia: projeto relacionado à categoria é o mais lembrado.| Foto: Marcelo Andrade/Marcelo Andrade / agencia de not

A maior parte dos paranaenses não lembra em quem votou na última eleição e não sabe citar nenhum projeto de lei aprovado neste ano pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). De acordo com uma sondagem realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, 60,8% dos entrevistados não souberam dizer o nome do deputado em que votaram em 2014. Só 27,9% dos eleitores citou o nome de um parlamentar. Outros 11% afirmaram ter anulado o voto ou não comparecido às urnas.

GRÁFICO: Confira os números completos da pesquisa

O alto número de eleitores “esquecidos” não reflete necessariamente desinteresse do paranaense pela política, de acordo com o professor de ciências políticas da Uninter Doacir Quadros. “São muitos candidatos se apresentando para o eleitor e isso faz com que ele perca a referência em quem votou”, afirma o cientista político. Ele lembra que, em 2014, 750 candidatos disputaram 54 cadeiras na Assembleia. “O próprio sistema eleitoral por vezes contribui para esse esquecimento.”

Federais na frente

Na hora de avaliar o trabalho dos deputados estaduais e federais, a diferença é pouca, mas os deputados federais estão na frente. De acordo com a pesquisa, os paranaenses dão uma nota média de 4,54 para os deputados federais e 4,41 para os estaduais. Para o cientista político Doacir Quadros, os números refletem a falta de interesse e transparência da própria Alep, mas não significam baixo interesse dos paranaenses na política como um todo. “Isso reforça o que estamos observando, sobretudo neste contexto de crise política em que a classe política partidária está gerando uma desconfiança”, avalia o cientista político.

Temos que refletir sobre a desconfiança que o brasileiro tem em relação às casas legislativas. Isso implica em um desinteresse no que está acontecendo [nas assembleias].

Doacir Quadros cientista político.

Outro ponto que contribui para o esquecimento, de acordo com Quadros, é o fato de as eleições para cargos do Legislativo serem proporcionais. “Por ter o voto proporcional, o eleitorado não dá tanta importância porque não conhece a regra que orienta a distribuição dos votos”, explica.

Leis aprovadas

Quando o assunto é a atividade na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o número de desinformados é ainda maior: 77,3% não souberam citar nenhum projeto de lei aprovado na Alep esse ano. Entre os projetos de lei mais lembrados pelo restante dos entrevistados, o que mais se destacou foi a retirada de benefícios dos professores estaduais, projeto que culminou na “Batalha do Centro Cívico” do dia 29 de abril, com 6,2% das menções.

Em seguida aparecem o aumento de impostos e o pacote de mudanças na Paranaprevidência, com 4,6% cada. O aumento de salário para os próprios parlamentares foi lembrado por 1,6% dos paranaenses.

A grande maioria dos eleitores também não sabe quem é o atual presidente da Alep. Apenas 6% dos entrevistados citaram o nome do deputado Ademar Traiano (PSDB). Outros 92,4% reconheceram não saber quem é o presidente da Casa e outros 1,7% citaram o nome de outro parlamentar.

Nesses casos, a culpa nem sempre é do eleitor, segundo Quadros. “Observa-se que não há interesse da Casa Legislativa em ser transparente no processo de eleição do presidente e dos projetos”, critica o cientista político. “Temos que refletir sobre a desconfiança que o brasileiro tem em relação às casas legislativas. Isso implica em um desinteresse no que está acontecendo [nas assembleias]”, completa Quadros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]