• Carregando...
Equipe de resgate tenta tirar o avião da água em Paraty | Reprodução/Twitter @aeroagora
Equipe de resgate tenta tirar o avião da água em Paraty| Foto: Reprodução/Twitter @aeroagora

O gerente do aeroporto de Paraty, Eber Emanuel Dedini, disse, em depoimento nesta sexta-feira (20), que o piloto Osmar Rodrigues, que conduzia a aeronave que caiu no mar com o ministro Teori Zavascki a bordo, fez uma comunicação às 13h25 para informar que estava a cinco milhas para o pouso. Dedini disse ao delegado titular da 167ª Delegacia de Polícia, Uriel Alcântara, que o piloto informou que o pouso seria feito na cabeceira 28, a posição de uma extremidade da pista do lado do mar. O gerente explicou que depois disso o comandante do voo não fez mais contato.

FAB encontra caixa-preta de voz do avião que caiu em Paraty

Leia a matéria completa

“O piloto, quando fez essa comunicação, era para informar aleatoriamente para outros possíveis pilotos que poderiam estar na escuta, para que desse prioridade para a sua aeronave pousar. Osmar teria que fazer outra comunicação em seguida explicando que já estava no solo. Se passaram mais de 10 minutos e nada de ele voltar a informar. Foi aí que começamos a suspeitar de que alguma coisa tinha dado errado. Em seguida, nós recebemos um telefonema do comandante da Capitania dos Portos de Paraty que nos informou que um avião tinha caído no mar próximo à Ilha Rasa. A partir dai, informamos ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil“, disse Dedini ao delegado, que instaurou um procedimento para investigar o acidente aéreo.

Baseado na informação de um pescador, Dedini acredita que a chuva forte forçou o piloto a baixar a altura da aeronave na tentativa de obter uma melhor visibilidade.Entretanto, o avião teria ficado muito próximo ao mar e, na curva feita para alinhar o avião para o pouso, a ponta da asa direita teria tocado a água, provocando o capotamento do bimotor.

O gerente disse que conhecia Osmar há 16 anos e que ele era experiente e ótimo piloto. Segundo Dedini, até o início da noite desta sexta-feira, não recebeu nenhum comunicado sobre o avião que viria buscar os corpos das vítimas.

A queda

A aeronave que levava Teori decolou do Campo de Marte, aeroporto localizado em São Paulo, às 13 horas, e caiu por volta das 13h45, segundo a Marinha.

Informações disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que o Beechcraft C90GT tem capacidade para sete passageiros, além do piloto. É um avião bimotor turboélice fabricado pela Hawker Beechcraft. A aeronave PR-SOM está registrada em nome da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras Limitada.

Relator da Operação Lava Jato na Corte, o ministro era o responsável por conduzir os desdobramentos da maior investigação de combate à corrupção no país que envolvem autoridades com foro privilegiado.

Teori estava empenhado, nos últimos meses, na análise da delação premiada dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, o mais importante acordo celebrado pela operação até aqui e que aguarda homologação.

Até então, o ministro já havia homologado 24 delações premiadas no âmbito da operação que implicam políticos dos principais partidos do país, da base e da oposição do governo federal.

Teori foi ministro do Supremo a partir de 29 de novembro de 2012. Ele presidiu a 2.ª Turma da Corte entre 2014 e 2015.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]