Assinaturas Classificados
Assinaturas

Vestibular

Publicidade
Vestibular 20011

Estudantes dizem que prova de Redação da UFPR estava fácil

05/12/2010 | 20:25 |
  • Comentários

Na avaliação dos primeiros candidatos que finalizaram as questões da prova de Redação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o exame surpreendeu pela facilidade dos temas e clareza dos enunciados. A dificuldade foi considerada, em geral, mediana.

Karla Vonder Osten, 19 anos, vestibulanda de Terapia Ocupacional, foi a primeira candidata a terminar a prova no Colégio Estadual do Paraná. Para ela, que cursou um ano de Letras, o exame foi tranquilo. “Estou acostumada a escrever e os temas das questões estavam bem acessíveis”, disse. Karla havia feito o vestibular em 2008 e achou a prova daquele ano mais difícil.

Professores comentam o exame

A prova de Compreensão e Produção de Textos da segunda fase do vestibular 2011 da UFPR trouxe cinco propostas de redação, de tamanhos e gêneros variados.

Segundo a professora de Redação do Colégio Bom Jesus Cleuza Cecato, esta variedade mostra uma prova bem elaborada. “Foram temas diretamente ligados ao universo dos jovens, procurando relacionar o indivíduo com a sociedade”, aponta.

Confira aqui a análise completa das cinco propostas de Redação.

Primeira a terminar a prova no Centro Politécnico, às 15h50, Aryadne Fernandes Ronqui, 19 anos, também considerou a prova fácil. Já aprovada em Jornalismo em uma faculdade particular, ela tenta uma vaga no curso de Farmácia na UFPR. “Terminei os textos em menos de uma hora. Tive de ficar esperando até o gabarito ser distribuído”, contou.

Letícia Pereira Soares, 18, concorrente do curso de Terapia Ocupacional, preparou-se para a prova estudando temas mais densos, como o vazamento de petróleo no Golfo do México e educação ambiental. “Pelas conversas com os professores, a expectativa era que fosse algo pior”, afirmou.

Questões trabalhosas

Na opinião dos estudantes, não houve questões mais difíceis, apenas mais trabalhosas. Para Pedro Henrique Gomes, 17 anos, vestibulando de Publicidade e Propaganda, a proposta de resumo foi a mais confusa. “Era um texto extenso com poucas linhas para sintetizar”, disse.

Segundo a candidata de Zootecnia Júlia Soldi Schuhli, 19 anos, a questão que envolvia gráficos era a que mais exigia atenção. Mesmo assim, ela achou que os exames dos anos anteriores tiveram maior grau de dificuldade. “Todos na sala de prova estavam bem tranquilos.”

Para Elvis Fritz, 18, que tenta Farmácia, a questão que trazia uma tirinha do cartunista argentino Quino era a mais trabalhosa. “Cada um tem o seu ponto de vista. A questão exigia um posicionamento. Era preciso entender bem para opinar”, explica.

Vestibulando de Educação Física, Roberto André Hartmink, 18 anos, considerou que a questões de Redação da UFPR estavam mais fáceis que os exercícios do Enem. “Os enunciados eram curtos e fáceis de compreender. Quem se preparou lendo bastante irá bem”, disse.

Confira uma análise feita pelo professor Sérgio Degrande:

E você? O que achou da prova? Deixe aqui o seu comentário

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade