Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Blogs > Vida Universitária - Vestibular - Os Vestibas

Vida Universitária - Vestibular - Os Vestibas

Quem faz o blog
Enviado por André, 17/05/2012 às 10:23

Sábado, duas horas da madrugada. Lá estava eu, sem sono, e comecei a pensar em algum tema para o post dessa semana (antes eu ficava desesperado por achar que não ia dar conta de escrever para o blog, um tema por semana até o início de janeiro, mas resolvi pensar em uma semana de cada vez) - e me veio à mente falar sobre como escrever um texto, uma redação, algo meio intertextual. Apanhei o celular e joguei um amontoado de palavras-chave no bloco de notas, salvei as anotações, e fui dormir.

Cada pessoa possui uma forma própria para desenvolver sua escrita. Geralmente, ao escrever um texto, eu anoto uma série de palavras-chave, e, depois, as desenvolvo em um parágrafo. Porém, infelizmente, não temos muito tempo para criar uma redação durante o vestibular, portanto precisamos adquirir técnicas mais rápidas e administrar o tempo. Logo, é essencial praticar - escrever a respeito de vários temas: dissertações comuns de surgirem em uma prova (como saúde, educação, incluindo assuntos polêmicos), narrativas, e cartas (pendente a instituição que você prestará vestibular). O exercício é uma ótima forma de aperfeiçoar argumentos, pois um professor de redação pode corrigir erros e propor alterações. Assim, você pode ter um texto-modelo, caso surja uma proposta similar a um dos temas. Correções são sempre importantes, afinal quem nunca fugiu da proposta, ou teve algum problema em seu texto?

Para adquirir um bom texto, a prática não é a única conquista a ser obtida. É necessário ter um bom conhecimento de assuntos que rondam o cenário atual, que podem ser observados através de leituras e da TV, como noticiários, abrangendo filmes. É sempre satisfatório que o texto seja claro, e, ao mesmo tempo, cativante - o que às vezes é um tiro no escuro, já que não sabemos o estilo dos corretores de redação. Quando houver dúvida acerca do título, retirar uma expressão que represente a ideia central do texto (ou boa parte dele) é um bom caminho.

Qual momento, durante o vestibular, é o mais correto para se escrever a redação? Bom, acredito que seja uma questão com resposta individual. Portanto, para mim, é logo após recebê-la - pois é o momento que tenho a mente descansada e com condições para criar uma estrutura de texto clara, não creio que tenho capacidade de escrever um texto (que eu considere que esteja bom) após resolver dezenas de questões, as quais envolvem raciocínio e tempo.

Como é sua organização para fazer um bom texto?

Um abraço,

André

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
ancora
Comentários
Luísa Cristina Fontes | 17/05/2012 | 15:01

Concordo com tudo! Como já participei por alguns anos da avaliação das redações de vestibular, destaco um ponto que você mencionou: a escolha do título. Alguns não têm o mínimo cuidado com um "detalhe" fundamental: o título é a chave de entrada para seu texto... é ele que muitas vezes induz/seduz o leitor à sua leitura...

ancora

Escreva o seu comentário | Preencha os campos abaixo:

Escreva o seu comentário
Máximo de 500 caracteres (0)
* Ao enviar qualquer comentário, o usuário declara-se ciente e aceita integralmente o termo de uso.
Publicidade
Publicidade
«

Onde e quando quiser

Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

SAIBA MAIS

Passaporte para o digital

Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

»
publicidade