Assinaturas Classificados
Assinaturas

Vestibular

Publicidade

André Rodrigues / Gazeta do Povo

André Rodrigues / Gazeta do Povo / Candidatos se preparam para a prova de Redação da UFPR Candidatos se preparam para a prova de Redação da UFPR
Vestibular

Prova de redação da UFPR aborda Rio+20, violência, educação e família

Ao todo, 952 candidatos não compareceram à prova neste domingo (9)

09/12/2012 | 15:26 |
  • Comentários

Analisar uma charge, dar continuidade a um texto, opinar sobre a violência, dar sugestões para a melhoria do ensino e resumir um artigo. Essa foi a prova de Redação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no vestibular 2012. As informações foram passadas à Gazeta do Povo pelos primeiros alunos que saíram da prova de Compreensão e Produção de Texto, aplicada hoje (9) na segunda fase do concurso. Na avaliação deles, as questões estavam acessíveis e dentro do que esperavam para a prova.

De acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, 952 candidatos não compareceram à prova. O número representa 6,46% dos 14.726 candidatos convocados para a segunda fase do vestibular.

A prova de Redação trouxe uma charge do cartunista Paixão, da Gazeta do Povo, sobre a conferência Rio + 20. O aluno deveria analisar a imagem. Em outra questão, era pedido que o candidato continuasse um texto sobre o conceito da família clássica e as mudanças que a família passou a ter a partir de 1960.

Paixão / Gazeta do Povo

Paixão / Gazeta do Povo / Charge do cartunista Paixão publicada em 13 de junho deste ano na Gazeta fez parta da prova da UFPR Ampliar imagem

Charge do cartunista Paixão publicada em 13 de junho deste ano na Gazeta fez parta da prova da UFPR

Os estudantes também precisaram opinar sobre a violência a partir de dois textos: um texto retratava os gladiadores da Roma Antiga e o outro era uma crônica de Nelson Rodrigues sobre a violência no futebol. Além dessas, a partir de uma reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo sobre o ensino médio, o aluno foi desafiado a escrever duas propostas para melhorar a educação no Brasil.

Por fim, o estudante deveria fazer o resumo de um artigo de Eliane Brum publicado em setembro na revista Época, que faz crítica ao emprego do termo “doutor” para profissionais do Direito e da Medicina.

Avaliação

O primeiro aluno a deixar o local de provas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi Lino Bianco, 17 anos, futuro calouro de Matemática Industrial. Segundo ele, a dificuldade das questões de Redação estavam dentro do esperado. “Não achei complicado, mas deu preguiça de resolver todas as questões. No meu curso a concorrência é pequena, então, já estou dentro”, disse.

Na sequência, a vestiba de Estatística Simone Rocha, 27 anos, saiu da prova confiante. “Não fiz cursinho, só dei uma estudada por conta, mas acho que fui bem”, contou. Não tão certo do sucesso na Redação, Josenilson Vargas, 20 anos, contou que foi a primeira vez que tentou vestibular para a UFPR e que não esperava temas tão complicados. Apensar disso, acredita que será aprovado em Estatística.

Não tem como não ser aprovado em uma prova de Redação como essa, segundo o engenheiro civil Antoninho Welter Filho, 30 anos, que também está de olho em uma vaga em Estatística. “Já atuo no mercado e me formei há seis anos, mas acho que uma nova faculdade vai ajudar minha carreira”, afirmou.

Outro estudante que não teve problemas com as redações foi André Luiz Primão Lopes, 23 anos. Ele conta que já havia sido aprovado no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2006, mas não pôde levar os estudos adiante. “Desta vez achei as provas bem mais simples que da outra vez. Não era necessário saber muito de outras matérias para escrever, era só fazer um paralelo com a história”, contou.

Cotas e resultado

Nesta edição do vestibular, a UFPR oferece 5.616 vagas em 95 opções de cursos, sendo 5.087 pelo processo seletivo UFPR e 529 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, os alunos convocados para a segunda fase do vestibular puderam decidir se concorreriam a uma vaga por um dos sistemas de cotas adotados pela universidade. Do total de 14.726 candidatos, 3.154 (21,4%) concorrem a cotas sociais e raciais – 406 pelo sistema do governo federal, 2.459 pelo sistema de cotas sociais da UFPR e 289 pelo sistema de cotas raciais da universidade.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos, professor Raul Von Der Heyde, a expectativa é de que a relação dos novos calouros da UFPR seja divulgada até dia 11 de janeiro de 2013, antes do prazo oficial previsto, que vai até 18 de janeiro.


E aí?!
Já saiu da prova? O que achou dela? Deixe seu comentário abaixo.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade