Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Estudo do Ipardes

Paraná tem 12% do território coberto por vegetação nativa

Nos últimos três anos, o estado perdeu 0,6% da vegetação. Levantamento também apontou que Paraná utiliza três vezes mais agrotóxicos do que a média brasileira

27/05/2010 | 19:45 |
  • Comentários

Um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgado na tarde desta quinta-feira (27), aponta que o Paraná ainda possui 12% do seu território coberto por vegetação nativa. O levantamento sobre sustentabilidade ambiental também divulgou dados ligados ao uso de agrotóxicos no estado, transporte e qualidade da água em rios.

Com relação à vegetação, o Paraná perdeu 0,6% da cobertura nativa nos últimos três anos. As áreas com matas mais devastadas estão nas regiões Norte e Nordeste do estado. Segundo o Ipardes, a sobrevivência da biodiversidade é garantida com, no mínimo, um índice de 10% de cobertura vegetal.

Os números sobre o uso de agrotóxicos em território paranaense são preocupantes. O estado utiliza 12 quilos de agrotóxico por hectare ao ano, índice três vezes maior do que a média de consumo do Brasil, de 4 quilos por hectare ao ano. As regiões de Cascavel, Londrina e Ponta Grossa são os principais responsáveis pelo uso dos defensivos agrícolas.

Água e transporte

O Ipardes também analisou a qualidade da água nos rios da Grande Curitiba. O estudo aponta que a grande maioria dos rios estão poluídos ou muito poluídos. Destacam-se de forma negativa os rios Iraí, Passaúna e Verde. De acordo com a pesquisadora do instituto, Ana Cláudia Muller, a principal causa da poluição são os assentamentos irregulares.

Os dados sobre o transporte indicam que, no Paraná, para cada mil habitantes existem 3,88 ônibus de transporte coletivo e 37 veículos particulares. A taxa de automóveis é considerada muito elevada pelos especialistas que participaram da elaboração do estudo.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade