Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

André Rodrigues / Gazeta do Povo

André Rodrigues / Gazeta do Povo / Desfile do Garibaldis e Sacis Desfile do Garibaldis e Sacis
Evento

Mais de 15 mil pessoas participam do pré-carnaval de Curitiba

O bloco Garibaldis e Sacis abriu uma série de quatro apresentações. Neste domingo, o tema foi o tradicional, com o estímulo aos foliões a usar fantasias de outros carnavais

20/01/2013 | 15:57 | atualizado em 20/01/2013 às 19:20
  • Comentários

Programação

20/01 – Tradicional (Fantasia de “outros carnavais”)

27/01 – Garibaldis vai à praia

02/02 – Festa no bairro Sítio Cercado

03/02 – Invertido – (mulher vai de homem, homem vai de mulher)


O bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis abriu neste domingo (20) a série de apresentações do pré-carnaval de Curitiba em 2013. Mais de 15 mil foliões ocuparam as ruas próximas ao Largo da Ordem para acompanhar a apresentação, segundo estimativa de agentes da Guarda Municipal. O grupo musical começou a desfilar um pouco depois das 16 horas e a festa deve continuar até as 22 horas.

O bloco começou a caminhar nas proximidades das Ruínas São Francisco até chegar ao centro do Largo da Ordem, perto do Memorial de Curitiba. O trânsito esteve complicado na região e nas ruas próximas à Avenida. A Rua Jaime Reis, no cruzamento com a Rua Almirante Barroso, ficou bloqueada nas proximidades do Cavalo Babão. Agentes da Secretaria de Trânsito orientaram o tráfego no local.

Foliões

Entre os participantes da festa havia muitas famílias, como a do representante comercial José Henrique Kuster da Silva que veio à festa acompanhado da esposa Aline Roberta Weber e dos filhos Giovana e Leonardo Moreira. “Queria mostrar aos meus filhos que tem sim carnaval em Curitiba; incentivamos as crianças a escolher as fantasias e viemos com muito entusiasmo à festa”, afirmou.

Já a bancária Pamela Vais, 25 anos, no seu sexto ano como foliã do Garibaldis e Sacis, trouxe duas amigas para convencê-las da beleza do evento. “Vou vir sempre que puder. Gosto muito mais dessas marchinhas antigas que, na minha opinião, são bem melhores que as modernas; para mim é imperdível”, diz.

Fruet

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), esteve na saída do bloco para o local do evento, na Praça 19 de Dezembro, e disse que torcia para que tudo desse certo no evento, em uma menção indireta aos problemas de violência registrados no ano passado. “Entendo que esses movimentos são espontâneos e o meu papel é estimular o diálogo com órgãos de segurança para incentivar manifestações como esta e evitar incidentes como os que ocorreram no ano passado”, disse.

“Fizemos contato com a Polícia Civil, Militar e com Guarda Municipal. Os órgãos foram contatados para que nenhum incidente fosse registrado”, afirmou um dos fundadores do bloco Garibaldis e Sacis, Itaécio Rocha, antes do desfile.

A Polícia Militar divulgou que 100 policiais militares uniformizados fizeram a guarda do evento. Além disso, 50 guardas municipais e membros do Batalhão de Trânsito, Setran e da Delegacia de Eventos estiveram no local para prevenir tumultos.

Esta é a primeira, de um total de quatro apresentações (ver quadro) que acontecem no pré-carnaval. Neste domingo (20), o tema foi o tradicional, com o estímulo aos foliões a usar fantasias de outros carnavais. A intenção era fazer as pessoas tirarem as roupas velhas do armário e animarem a tarde de domingo da capital paranaense.

Neste ano, será a primeira vez também que o Garibaldis e Sacis irá para um bairro de Curitiba. No dia 2 de fevereiro, o bloco faz a festa na Rua São José dos Pinhais, no Sítio Cercado – a ideia é descentralizar o evento.

Concurso de Marchinhas

Neste domingo (20), cinco vencedores do concurso de marchinhas serão divulgados. As músicas selecionados serão executadas pela agremiação musical. Neste ano, 40 pessoas se inscreveram no evento. Em 2012 tinham sido 20 canções inscritas.

Desfile do Bloco Garibaldis e Sacis Ampliar

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade