Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
feriado

70 mil pessoas devem assistir ao desfile de Sete de Setembro em Curitiba

Parada mudará o trajeto de 63 linhas de ônibus (33 linhas de Curitiba e outras 30 linhas metropolitanas) e também alterará o trânsito no Centro Cívico e em bairros vizinhos

06/09/2009 | 21:00 |
  • Comentários

O desfile em comemoração à Independência do Brasil deverá reunir cerca de 70 mil pessoas no Centro Cívico, em Curitiba, nesta segunda-feira (7), de acordo com os organizadores do evento.

Aproximadamente 10 mil pessoas devem desfilar entre estudantes, civis e militares. A parada começará às 9h30 e deve ser encerrada por volta do meio-dia.

Alunos de 20 escolas estaduais de Curitiba e de outros municípios da região metropolitana abrirão o desfile cívico-militar do Dia da Independência. Na sequência mar­­­charão as unidades militares e entidades da sociedade civil.

Cada escola desfilará com grupos de 80 a 100 estudantes, com exceção do Colégio Es­­ta­dual do Paraná, que será representado por 40 alunos. Bandas e fanfarras marcarão o ritmo do desfile.

A partir das 10h30, entra na avenida o comandante do desfile militar, general Osmário Monteiro Zan, em cima de um blindado. Na sequência surge o Estado-Maior da tropa. Depois disso, vem toda a sequência do desfile militar.

A última parte do desfile será aberta pela banda Racional. Desfilarão depois a Guarda-Mirim, a União dos Escoteiros do Brasil, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema), a ONG Amisrael, a Superintendência Geral de Radioamadorismo da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, a Legião da Boa Vontade (LBV), o programa Mãos que Ajudam e os Desbravadores.

Trânsito

O trânsito no Centro Cívico será alterado nesta segunda-feira (7) por causa do desfile de Sete de Setembro. Dessa forma, o trânsito de veículos não será permitido na Rua Marechal Hermes até as 14 horas, do cruzamento com a Rua Deputado Mário de Barros até a esquina com a Rua Inácio Lustosa. A circulação também estará impedida nas ruas Mateus Leme, Trajano Reis, Alberto Folloni e Campos Sales.

Ao todo, cerca de 40 cruzamentos terão a passagem de veículos interrompida durante o desfile de Sete de Setembro pela Diretran e pelo BPTran. Haverá bloqueio de ruas também nos bairros São Francisco, Ahú, Juvevê e Alto da Glória.

Ônibus

O desfile mudará também o trajeto de 63 linhas de ônibus (33 linhas de Curitiba e outras 30 linhas metropolitanas). Além disso, as estações-tubo Palácio Iguaçu, Assembleia, Prefeitura, Comendador Fontana e Praça 19 de Dezembro ficarão desativadas entre 6 e 14 horas desta segunda-feira (7).

Já a Linha Turismo não fará parada no Centro Cívico e nem no Museu Oscar Niemeyer, que estará fechado.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade