Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Clima

Inverno será “típico”, segundo Simepar

Sem influência de La Niña ou El Niño, o frio e a quantidade de chuvas devem ficar dentro das médias históricas para os meses de julho a setembro

16/06/2012 | 16:50 |
  • Comentários

Na próxima quarta-feira (20), o inverno começa no Hemisfério Sul e a previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que o Paraná enfrente uma estação “típica”. Isso significa que as temperaturas e a quantidade de chuva devem ficar dentro das médias históricas, graças ao fato do período não ter influência nem do El Niño nem da La Niña, dois fenômenos metereológicos que, respectivamente, aquecem ou resfriam as águas do Oceano Pacífico.

A metereologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, explica que o inverno terá pouca chuva, como é de praxe. Porém, não ao ponto de atrapalhar as reservas de água potável e interferir no abastecimento da população. “Teremos vários dias consecutivos sem chuva”, completou.

Durante os meses de julho e setembro, o frio chegará após a passagem de uma frente fria que trará chuva. “A falta de chuva acaba por aquecer a atmosfera. Teremos dias um pouco mais quentes e com a chegada da frente fria, haverá chuva. Em seguida, o frio”, completa Ana Beatriz. Para ela, a característica desse inverno será também da passagem de frentes frias regulares, ou seja, uma a cada cinco a sete dias.

RMC

Segundo a previsão do Simepar, a Região Metropolitana de Curitiba terá temperatura mínima, em média, próxima de 9,5 ºC. “Isso não significa que não teremos temperatura próximas de zero grau, mas na média, as mínimas devem ficar em torno disso”. A média de temperatura máxima, por outro lado, será superior a 20 ºC. “O inverno irá se caracterizar por uma grande variação de temperaturas (ao longo dos dias)”, fala a metereologista.

Veja a previsão completa para este inverno no site do Simepar.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade