Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Contestação

MP entra com ação contra a hereditariedade das licenças de táxi em Curitiba

Ação Direta de Inconstitucionalidade foi protocolada no Tribunal de Justiça porque os promotores entenderam que a medida contraria a Constituição Estadual

20/06/2012 | 17:22 |
  • Comentários

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) entrou nesta quarta-feira (20) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei 14.017/2012 de Curitiba, que estabelece a hereditariedade das concessões de táxis na cidade. De acordo com o texto da legislação, fica autorizada a transferência da autorização para prestação de serviço de táxi a familiares dos atuais concessionários em caso de falecimento. O processo judicial contra a lei foi apresentado no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Vários juristas já haviam alertado sobre a inconstitucionalidade da medida.

Para os promotores, há dois fatores que levam à contestação da legalidade da lei municipal, sancionada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) no fim de maio e aprovada na Câmara de Vereadores em abril. Em nota, o MP-PR explicou que “a lei contém dois vícios. O primeiro (...) é que esse tipo de lei deve ser de iniciativa do prefeito, e não da Câmara de Vereadores, como ocorreu nesse caso. O segundo vício (...) é que a lei viola os princípios da isonomia, impessoalidade, moralidade e razoabilidade, previstos no artigo 27 da Constituição Estadual.”

De acordo com a lei, as licenças dos táxis da capital poderão ser repassadas aos familiares (filhos ou cônjuge) ou a terceiros em caso de morte do permissionário.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade