Terça-feira, 09/02/2010
A estátua do Buda que ficava na Praça do Japão, recentemente reinaugurada, foi retirada do local na manhã de quinta-feira (3) pela prefeitura de Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o monumento, de bronze, foi atacado por vândalos e teve a cabeça separada do corpo durante a madrugada. As partes foram encontradas por funcionários da secretaria municipal do meio ambiente dentro de um dos lagos da praça.
“A falta de respeito com o patrimônio público e, nesse caso, cultural, é um prejuízo que todo cidadão acaba pagando”, disse o secretário de meio ambiente, José Antonio Andreguetto, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura. “Pedimos que a população denuncie para a Guarda Municipal ou para a Policia Militar atos de vandalismo como este”.
A estátua do Buda em posição de lótus, obra do artista Rogério De Ribeiro, estava no meio de um dos lagos da praça. “A atitude foi claramente de vandalismo, pois a estátua foi empurrada para dentro do lago”, disse o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria, Paulinho Dalmaz. Ela será restaurada antes de ser devolvida à praça.
Na semana passada, a reinauguração da Praça do Japão fez parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Em obra desde março, a praça foi completamente revitalizada, ganhando iluminação e novo piso. Todo o paisagismo com elementos orientais foi refeito.
ATUALIZADOhá 28min
Presentes de casamento: em que situações devem ser devolvidos?
ATUALIZADOhá 2h
Os melhores preços estão aqui, clique e compare!
Powered by: Buscapé