Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Universidade de Maringá

Com recorde de inscritos, vestibular da UEM começa neste domingo

Vestibular de Inverno terá 24,6 mil candidatos disputando 1.488 vagas em cerca de 60 cursos

07/07/2012 | 00:12 |
  • Comentários

Começa neste domingo (8) o maior vestibular de inverno já realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cerca de 24,6 mil pessoas se inscreveram para o concurso (sendo 3,6 mil cotistas), cerca de 800 a mais do que o registrado no teste realizado em julho de 2011.

Somente em Maringá, 16.454 candidatos prestarão o concurso na cidade, 67% do total. Entre eles, 5.305 vestibulandos irão realizar as provas no Cesumar, 800 na PUC, 6.360 na UEM, 1.015 no Instituto Estadual de Educação de Maringá, 1.120 no Colégio Gastão Vidigal e 1.854 na Faculdade Ingá.

Arquivo / Assessoria de Imprensa UEM

Arquivo / Assessoria de Imprensa UEM / Ampliar imagem

Mulheres são maioria no vestibular

De acordo com o balanço feito pela UEM, a maioria dos inscritos no vestibular é mulher (56,2%), tem 17 anos (40,6%), é paranaense (68,4%), fez o ensino fundamental em escola pública (45,9%) — mas o médio na escola particular (47,4%) —, não frequentou pré-vestibular (56,3%), e levou em conta apenas suas aptidões pessoais para escolher o curso (64,4%), que tenta pela primeira vez (41%).

O questionário aponta, ainda, crescimento de 8% de candidatos de cor parda (14,9%), em relação ao concurso de inverno do último ano. Os indígenas, que têm vestibular exclusivo no Paraná, representaram 0,2% dos concorrentes (no ano passado foram 0,1%). Outros 5,8% declararam cor amarela e 2,2%, preta.

A proporção de inscritos que vivem no Paraná também cresceu 4,3% - desta vez, foi de 75,1%. Desses, 24,3% moram em Maringá. Já São Paulo é o estado com maior número de candidatos de fora do estado (8,4%).

Leia a matéria completa

Lei Seca para o Vestibular da UEM já está valendo

A Lei Seca no entorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está valendo desde as 20 horas desta sexta-feira (6). A Lei Municipal 8.510/2009 proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante a realização do Vestibular de Inverno da instituição. A fiscalização será realizada por uma força-tarefa que reúne diversos órgãos municipais.

De acordo com a lei, a região de UEM que será fiscalizada corresponde ao quadrilátero formado pela Avenida Colombo, Rua Vitória, Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva. A proibição do consumo de bebida alcoólica segue até às 24 horas de terça-feira (10), último dia do vestibular.

Leia a matéria completa

As provas serão realizadas até terça-feira (10), das 8h50 às 13 horas. As cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama devem receber os demais 8.196 candidatos para o concurso.

Prova de Conhecimentos Gerais abre o vestibular

No primeiro dia de provas, os candidatos responderão as questões de Conhecimentos Gerais. No dia seguinte, haverá provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já na terça-feira (10), a prova será de Conhecimentos Específicos, sendo que as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.

O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, Emerson Arnaut de Toledo informa que os vestibulandos devem redobrar a atenção para não correr o risco de chegar atrasados, por conta do tráfego mais intenso. “Nos dias de vestibular, o ideal é estar lá com antecedência de, pelo menos, uma hora”, ressalta Toledo. A entrada dos candidatos em sala é permitida a partir das 8h30.

Os candidatos devem levar documento oficial e original com foto e caneta de tubo transparente com escrita grossa na cor azul escura ou preta, para o preenchimento da folha de resposta. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3, IPod e equipamentos similares. Também não poderão ser utilizados bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes. O lápis e borracha só podem ser usados para o rascunho.

Locais da prova

O ensalamento está disponível no site do vestibular e pendências ou dúvidas poderão ser esclarecidas no plantão de véspera da CVU, no Bloco 28, das 8h às 18 horas de sábado (7). O resultado será divulgado em 31 de julho, às 10 horas, pelo mesmo site e os aprovados iniciarão o ano letivo em 2013.

Medicina é o curso mais concorrido

O curso mais concorrido do vestibular da UEM novamente é medicina, com 365,6 candidatos por vaga na modalidade não-cotista e de 161,7 entre os cotistas. Entre os que não utilizam a cota, também aparecem entre os mais concorridos: arquitetura e urbanismo, com 88,6 concorrentes por vaga e engenharia mecânica, com proporção de 64,2.

Entre os cotistas, a concorrência maior está nos cursos de arquitetura e urbanismo (54,3) e odontologia (44). A relação completa com a concorrência dos cursos pode ser acessada no site da CVU.

Neste ano, serão oferecidas 1.488 vagas para mais de 60 cursos de graduação – 20% delas são para cotistas, que estudaram integralmente em instituição pública ou pertencem a famílias de baixa renda.


      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade