Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

Ivan Amorim/Gazeta do Povo

Ivan Amorim/Gazeta do Povo / As clínicas da universidades oferecem serviços para bebês, crianças e adultos. Atendimento é feito por alunos As clínicas da universidades oferecem serviços para bebês, crianças e adultos. Atendimento é feito por alunos
serviço

Universidades de Maringá oferecem consultas médicas de graça

Há atendimentos gratuitos de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. Em alguns casos é preciso fazer cadastro com antecedência para usufruir dos serviços

20/06/2009 | 00:00 |
  • Comentários

As universidades e os centros universitários de Maringá oferecem diversos serviços gratuitos à população de baixa renda. A maioria é na área da saúde, como tratamentos de fisioterapia e psicologia e consultas de odontologia e fonoaudiologia. Em alguns casos, é preciso fazer cadastro com antecedência para se beneficiar dos atendimentos. Clique aqui para conferir todos os serviços oferecidos.

UEM

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), há uma clínica de odontologia que oferece os mesmos serviços de uma clínica profissional. Os pacientes geralmente procuram o local para extrair dentes e fazer tratamento de canal ou de gengiva. “Os atendimentos são feitos pelos alunos que fazem graduação, residência, mestrado ou outros cursos de especialização. Atender na clínica é obrigatório na grade curricular”, explica a chefe do departamento de odontologia da universidade, Mirian Marubayashi Hidalgo.

Para realizar um tratamento completo, o interessado deve se cadastrar com antecedência. As inscrições são abertas uma vez por ano. Em 2009, os cadastros ainda não foram feitos, já que a clínica está atendendo os pacientes que se inscreveram em 2008. E eles não são poucos. Segundo Mirian, mais de dez mil pessoas foram atendidas pela clínica no ano passado.

A maioria dos serviços é gratuita. A exceção é colocação de próteses, em que o preço da peça é repassado ao paciente. Para ser atendido pela clínica, é preciso ter baixa renda e passar por uma triagem. Quem não se cadastrou pode apenas receber atendimentos de emergência, como extração de dentes.

A clínica também tem parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), de onde recebe muitos pacientes encaminhados.

Cesumar

O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) oferece um serviço semelhante. Também é necessário fazer um cadastro, informando os dados pessoais e o serviço desejado, para então marcar o atendimento.

Tanto o Cesumar quanto a UEM também possuem clínicas de psicologia. Elas oferecem gratuitamente psicoterapia individual e de família, além de atendimentos voltados para crianças e adolescentes. Neste caso, não há critérios socioeconômicos na seleção dos pacientes. Os tratamentos podem durar de seis meses a um ano, com possibilidade de prorrogação.

O Cesumar tem ainda clínicas de fisioterapia e fonoaudiologa, que atendem crianças e adultos. Nos dois casos é preciso entrar em uma lista de espera, que, no caso de fisioterapia, é de aproximadamente 60 dias.

Em todos os tipos de consulta, os serviços são feitos pelos alunos das instituições, geralmente nas etapas finais dos cursos. “O nosso objetivo é a formação do aluno, mas o paciente também se beneficia. É um serviço prestado a toda a comunidade, inclusive pessoas de fora de Maringá”, afirma a coordenadora do curso de Fonoaudiologia do Cesumar, Carla Salatti.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade