Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Curitiba

Recadastramento biométrico: TRE atenderá eleitores no fim de semana e no feriado

Central de Atendimento ao Eleitor funcionará normalmente no sábado (29) e domingo (30), e também no feriado (2)

28/10/2011 | 10:55 | atualizado em 28/10/2011 às 13:39
  • Comentários

Os eleitores de Curitiba que ainda não fizeram o recadastramento biométrico podem aproveitar o fim de semana e o feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2). A Central de Atendimento ao Eleitor funcionará normalmente no sábado (29) e domingo (30), e também no feriado (2).

A Central de Atendimento do TRE funciona todos os dias das 8h às 18h30. O TRE afirma ter capacidade para atender 12 mil eleitores por dia. O endereço é Rua João Parolin, 55, no Prado Velho, Curitiba. Os telefones da Central de Atendimento ao Eleitor são 3330-8674 e 3330-8673.

Segundo a assessoria de imprensa do TRE, 710 mil eleitores se recadastraram (número inclui títulos revisados e novos documentos) até essa sexta-feira (28), o que corresponde a 54%. O eleitorado de Curitiba é composto por 1,3 milhão de pessoas e o TRE espera que pelo menos 1 milhão e 48 mil votantes compareçam ao órgão.

A meta é alcançar 80% de revisões eleitorais. Se o número não for alcançado, Curitiba poderá ter eleições convencionais em 2012 e não utilizará o sistema biométrico. A meta de 80% foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)e representa o índice mínimo para que o recadastramento seja considerado válido.

O recadastramento biométrico termina em 20 de janeiro de 2012, mas o TRE pede que os eleitores compareçam ao órgão antes desse prazo. O objetivo é evitar as filas que devem ser registradas nos últimos dias e diminuir o tempo de espera por atendimento. Quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado.

Os eleitores podem fazer o agendamento via internet. Quem utiliza essa ferramenta tem o atendimento mais rápido, com no máximo 10 minutos de espera.

As pessoas que não agendam o recadastramento pelo site esperam, em média, 20 minutos, de segunda a sexta. Nos fins de semana, quando a procura no TRE é maior, a espera pelo atendimento pode chegar a 30 minutos.

A Central de Atendimento conta com 235 guichês para que os eleitores possam fazer o recadastramento biométrico.

Novos prazos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu na segunda-feira (24) que todos os eleitores – independentemente do mês de nascimento – poderão fazer o recadastramento biométrico até 20 de janeiro de 2012.

Anteriormente, a informação era de que as pessoas que nasceram entre janeiro e março deveriam comparecer até 31 de outubro. A assessoria de imprensa do TRE informou que a suspensão do prazo ocorreu porque muitos tinham desistido de fazer o recadastramento por causa da data.

O eleitor terá o título cancelado se não fizer o recadastramento até 20 de janeiro de 2012.

Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento


      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade