Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Eleições

Datafolha divulga pesquisa sobre disputa pela Prefeitura de Curitiba

Confira os detalhes do levantamento, que mostra empate técnico entre 3 candidatos

21/07/2012 | 00:08 | atualizado em 21/07/2012 às 12:01
  • Comentários

O Datafolha divulgou, neste sábado (21), os resultados de uma pesquisa eleitoral com as intenções de voto para a disputa da Prefeitura de Curitiba. O levantamento mostra um empate técnico entre os candidatos Ratinho Junior (PSC), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT).

O resultado da pesquisa foi divulgado no site do jornal Folha de S. Paulo e no site G1.

Petistas preferem Ratinho Junior, mostra Datafolha

A pesquisa Datafolha mostra que o candidato Ratinho Junior (PSC) tem a preferência da maioria dos eleitores do PT, apesar de o partido ter indicado o nome da candidata a vice de Gustavo Fruet (PDT), Mirian Gonçalves. Ratinho tem 38% da preferência dos eleitores que se dizem simpatizantes do partido, frente a 21% de Fruet, de acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo.

O jornal diz ainda que Ratinho concentra seu eleitorado entre as pessoas mais pobres, com idade entre 25 e 34 anos. Os eleitores que votariam em Fruet são, majoritariamente, mais ricos e mais escolarizados. Luciano Ducci (PSB), por sua vez, tem mais intenções de voto entre os mais jovens e simpatizantes do PSDB, partido do governador Beto Richa, que o apoia.

● Veja, em gráficos, o resultado da pesquisa

● Saiba como os candidatos reagiram à pesquisa

Ratinho tem 27% das intenções de voto, enquanto Ducci e Fruet aparecem com 23% cada. O empate técnico se cofigura porque a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Rafael Greca (PMDB) tem 10% das intenções de voto. Os demais candidatos - Alzimara Bacellar (PPL), Avanilson Araújo (PSTU), Bruno Meirinho (PSol) e Carlos Moraes (PRTB) - não atingiram 1%.

Votos em branco, nulo ou nenhum somam 9%. Não sabem ou não responderam totalizam 7%.

Pesquisa espontânea

O instituto também questionou a intenção de voto dos eleitores sem apresentar nomes, na chamada pesquisa espontânea. Luciano Ducci foi citado por 9% dos entrevistados, seguido por Gustavo Fruet (7%), Ratinho Junior (6%) e Rafael Greca (2%). Os demais candidatos não somaram 1%.

Nessa pesquisa, 63% dos eleitores declararam não saber como votariam ou não opinaram, enquanto 9% disseram que votariam nulo ou em branco.

Taxa de rejeição

O levantamento também mediu a taxa de rejeição dos candidatos, perguntando em quem os eleitores não votariam. Rafael Greca lidera o quesito, com 32%. Em seguida vêm Luciano Ducci (19%), Ratinho Junior (17%), Alzimara Bacellar (10%), Gustavo Fruet (9%), Carlos Moraes (9%), Bruno Meirinho (8%) e Avanilson Araújo (8%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de julho deste ano, com 832 entrevistados, em Curitiba. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. As contratantes foram a Empresa Folha da Manhã S.A. e a Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. A pesquisa foi registrada no TRE-PR sob o número PR-00017/2012.

Repercussão

Com uma pequena vantagem, Ratinho Júnior disse que recebeu com "alegria" os resultados porque está à frente dos demais. "É o que eu tenho sentido nas ruas."

Luciano Ducci também fez uma avaliação positiva. “Fiquei muito feliz (...). É um resultado animador”, disse. Ele destacou o empate técnico entre os primeiros colocados, mas fez questão de enfatizar que está em primeiro na pesquisa espontânea.

Os candidatos Gustavo Fruet e Rafael Greca se manifestaram por meio de notas oficiais. “A campanha está apenas começando. Resultado de pesquisas não é motivo nem para euforia e nem para desânimo. Confiamos no poder da nossa militância", disse Fruet. Já Greca falou que os números da consulta são "positivos" e afirmou que está subindo nas pesquisas.

Gráficos

Pesquisa estimulada

Pesquisa espontânea


Taxa de rejeição

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade