Animal

5 frutas que não devem ser dadas para o pet

Willian Bressan
16/02/2016 15:35
Thumbnail
Apesar de não serem proibidas – há frutas, inclusive, que são recomendadas para o consumo animal – existem algumas devem ser evitadas na hora de agradar ao pet. Carolina Zaghi Cavalcanti, professora de medicina veterinária da PUCPR, ensina que é preciso alguns cuidados antes de acrescentá-las à dieta do animal. “O dono deve verificar com o médico veterinário qual a melhor fruta pra  o seu pet e a quantidade, pois a fruta não deve ser a única fonte de alimento, é considerada um complemento nutricional”, explica.  “Assim como nós, os animais podem apresentar alergias a certas frutas, mesmo tendo sido indicado o seu fornecimento. Além disso, algumas frutas podem ser tóxicas, podendo significar um risco à saúde dos animais”, complementa a coordenadora do curso de medicina veterinária da Universidade Positivo Thais Casagrande.
Como dar
Sementes de frutas e castanhas contém ácido cianídrico (HCN), por isso os donos devem atentar para dar pedaços livres de sementes e caroços.
Confira as frutas que devem ser evitadas na dieta do pet, de acordo com as especialistas:
Laranja
Tem um valor nutritivo para o cão, mas, se ele tiver gastrite, pode fazer muito mal por conta da sua acidez. Ela não pode ser fornecida com casca, pois  pode “queimar” a boca do animal. O ideal é não dar, pois não sabemos se o animal tem ou não gastrite, podendo levar a piora do quadro. Além da gastrite, pode provocar aumento a fermentação gastrointestinal, provocando desconforto abdominal.
Abacaxi
O abacaxi é rico em vitamina C e B6, além de tiamina, ferro e magnésio. Não é muito indicada pela acidez, porém existem tutores que ofertam. Ela não pode ser ofertada com a casca, pois poderá machucar o sistema gastrintestinal do animal.
Uva
A uva é rica em vitamina C e complexo B. Ela não é indicada para ser ofertada para os cães. Há relatos de que cães consumiram uvas e chegaram a óbito. Estudiosos afirmam que a uva causa lesões renais graves nos cães.
Abacate:
O abacate é rico em vitamina A, B1, B2, E e K. Não é uma fruta indicada por muitos médicos veterinários, pois ela possui uma substância tóxica para os cães, chamada Persina, pode causar vômito, diarreia e alterações nos batimentos cardíacos.
Carambola
A carambola é rica em vitamina A, C e complexo B. Ela não é indicada para a alimentação, pois contém uma toxina natural que não é filtrada pelo do rim do animal que é portador de insuficiência renal. Os médicos veterinários não indicam, pois em dúvida se o animal é ou não nefropata (portador de doença renal), não é indicado administrar.