Animal

5 dicas para adestrar seu cachorro

Bel Victorio
30/10/2015 22:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

A comunicação com o cão exige postura diferente. Além do tom de voz, o cão interpreta seu corpo e as expressões faciais. Depois de um período que vai de 45 a 60 dias após o nascimento, em que ele é educado pela mãe, cabe ao dono ensiná-lo a se portar. Veja dicas dos adestradores Fábio Peratz, da empresa All Dogs, e Márcio Schoenau, do Espaço do Cão.
APRENDA A ENSINAR
Dicas  de como fazer adestramentos simples
Ensinar o nome
Cães associam palavras a ações. Nunca dê bronca usando o nome ou ele vai achar que você não gosta dele. Para acostumá-lo, chame-o e logo o recompense: brincadeira, carinho, passeio ou petiscos.
Parar de morder objetos
Para proibir, use o “xi” em vez do “não”, já que o som do “xi” não varia entre as pessoas. Para parar de morder algo, fale “xi”, afaste-o pela coleira (sem violência), conte até cinco e ofereça-lhe recompensa caso não volte a morder. Se persistir, repita, deixando-o dois minutos de castigo até que entenda e pare por conta própria. Não retire o objeto na hora ou ele vai continuar querendo morder.
Ir para outro lugar
Para ensinar o cão a te acompanhar ao receber uma ordem, como quando se quer que saia da sala quando chega uma visita, coloque ração em diversos pontos da casa e faça com que ele siga você pelos ambientes. Assim, ele associará a mudança a algo positivo.
Fazer necessidades no local próprio
Pegue um jornal e absorva o xixi feito no local errado – que deve ser limpo com produto sem amônia (de cheiro semelhante à urina). Ponha o papel na parte certa da casa (distante 1,5 m do pote e cama): se ele fizer direito, recompense-o. Alimentá-lo em horários regulares normaliza a hora das necessidades. Após comer, leve-o ao cercado forrado com jornal, depois solte-o. A liberdade é a recompensa.
Parar de pular
Associe uma posição calma a uma recompensa. Segure uma salsicha ou um petisco com os braços esticados. Quando ele pular, retire a mão sem falar nada. Depois que o cachorro sentar, conte cinco segundos e ofereça o alimento para fazer a associação positiva.