Animal

Adestrar um cachorro demora cerca de quatro meses, em média, diz adestrador

Amanda Milléo
17/02/2018 15:44
Thumbnail

Idade dos cães não influencia no adestramento, mas sim os vícios adquiridos nesse tempo. Foto: Bigstock.

A ansiedade dos tutores para que o animal de estimação aprenda rapidamente os comandos de sentar, correr e pular tem um tempo certo para acabar: em média, o tempo que um adestrador leva para adestrar um cachorro é de quatro meses.
Esse período varia conforme a idade do animal, bem como os vícios que desenvolveu no período que não recebeu as orientações adequadas.
“Não importa, na verdade, se o cachorro é velho ou novo, mas os vícios que ele tem. Dependendo do que ele aprendeu como conceito verdade, pode demorar para mudar a cabeça dele. Mas, em média, quatro meses é um tempo bom para você tirar um cachorro de uma faixa zero para um comportamento médio”, explica Maurício Choinski, adestrador da Cão Cidadão.
O tempo de adestramento varia, também, conforme a participação do tutor nos ensinamentos do animal. “Se o adestrador só tem acesso ao animal uma vez por semana, não consegue fazer mágica”, reforça Maurício. O ideal é que, além do contato com o cachorro, o tutor também repita o treino ensinado pelo adestrador, ao longo da semana. “Isso ajuda a progredir mais rápido”, diz.
Dos zero aos três meses é a fase que os cachorros estão mais abertos ao adestramento, e os tutores devem ficar atentos ao momento. “Se receberem as orientações nesse período, serão cães bem educados por toda a vida.”

Cães destruidores

Das reclamações mais comuns ouvidas pelos adestradores, Maurício diz que “fazer xixi fora do lugar” e “destruir a casa inteira” são os mais comuns. Ultimamente, porém, ele tem notado um número expressivo de animais com ansiedade de separação do dono.
“O cachorro que fica muito tempo sozinho em casa, e não sabe como ficar sozinho, ele late, se comporta mal. Ou, ao contrário, ele fica extremamente deprimido, não come, não faz xixi, nem cocô. Quando o tutor chega em casa, ele se alivia e acaba fazendo xixi sozinho, sem perceber”, explica.
Aulão de adestramento
A loja Petz realiza  neste sábado (17) um aulão gratuito com técnicas de como adestrar o cachorro, às 17h. Endereço: Avenida Nossa Senhora Aparecida, 582 — Seminário.
Tire mais dúvidas:
LEIA TAMBÉM