Animal

Adeus cheirinho ruim

Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo
07/07/2013 03:14
“O problema costuma vir, principalmente, da boca e das orelhas”, salienta a profissional. Por isso, é importante escovar os dentes do animal diariamente. Os banhos, por outro lado, devem ser semanais para os cães e, a cada 21 dias, no caso dos gatos.
Optar por uma ração mais adequada para a raça e evitar dar outras comidas para o animal são outros cuidados recomendados pela especialista. “Há rações que controlam a oleosidade do pelo do animal”, exemplifica. Além disso, para agradar os pets, em vez de petiscos recheados de proteína, Karla indica oferecer tiras mastigáveis, que ajudam a controlar o mau hálito.
Xixi & cia
Outro problema é o mau odor que pode vir da urina e das fezes, principalmente, quando o animal faz suas necessidades no lugar errado. Para evitar este inconveniente, a veterinária lembra que existem produtos para repelir ou atrair o animal para que ele não urine no lugar errado. Na hora de limpar, lojas especializadas oferecem soluções com microorganismos, que eliminam os odores.
Para manter a casa cheirosa, a personal organizer Helen Feijó afirma que os cuidados com a limpeza devem ser diários. Se o animal fizer xixi no lugar errado, ela orienta passar vinagre de álcool para tirar o cheiro. “É só usar uma toalha de papel para absorver a urina e, depois de passar o vinagre e enxaguar com pano úmido”, explica.
Serviço
Karla Karine Boos, médica veterinária da clínica Maison Chien, Rua Itupava 1.736, fone (41) 3046-080. Helen Feijó, personal organizer, fone (41) 3373 -3767 e site www.helenfeijo.com.