Animal

Animais também contam com médicos especialistas

Willian Bressan
08/10/2015 12:07
Thumbnail
Evolução da sociedade demandou profissionais especializados na área de medicina veterinária. (Foto: BigStock)
É comum os donos de pets correrem para o veterinário mais próximo ao sinal de problema. Mas já faz algum tempo que os bichinhos contam com médicos especializados em diferentes áreas. As especialidades levam o mesmo nome do tratamento dada aos humanos, ou seja: o oftamologista é especialista em cuidar da visão do animal, o oncologista detecta e trata o câncer e assim por diante.
Para Cézar Pasqualin, presidente do Sindicato dos Veterinários do Paraná (SindiVet-PR), o médico especialista surgiu da evolução da sociedade e da necessidade de se acompanhar as tendências. Embora a quantidade de profissionais ainda não seja suficiente, Curitiba já conta com muitos deles. Mas em que situação recorrer a eles? “Há duas possibilidades: o dono pode recorrer ao clínico geral, que fará o encaminhamento necessário, ou ir direto ao especialista”, comenta Pasqualin.
O ortopedista do Hospital Garra, André Obladen, fala da importância de se recorrer ao especialista: “A importância é a não perda de tempo, pois muitos tratamentos devem ocorrer nos três primeiros dias, o que é o caso das fraturas, pois após este período dificulta o procedimento cirúrgico além de diminuir as chance de um total restabelecimento das funções motoras”, afirma Obladen.
Confira a lista de algumas especialidades que existem na veterinária:
– Endocrionologia
– Oftamologia
– Ortopedista
– Cardiologia
– Traumatologia
– Oncologia
– Radiologia
– Anestesiologia
– Dermatologia
– Comportamento animal