Animal

Animais também precisam de mais água no verão

Da redação
26/12/2016 16:30
Thumbnail

Animais precisam de mais água no verão. Foto: Bigstock.

Para manter cães e gatos hidratados no verão, os donos precisam se lembrar de deixar o pote de água sempre cheio, fresco e bem acessível, já que eles perdem mais água do que no restante do ano.
Cães e gatos devem evitar água gelada, não por haver patologias comprovadas em literatura em relação a administração nessa temperatura, mas por não ser necessário. O ideal é que a água a ser tomada seja limpa e fresca. “Quanto aos banhos, pode-se aumentar a frequência, para aliviar o calor dos cães, porém não pode ser feito com água gelada, e sim morna, para que não haja hipotermia ou alterações de temperatura nos animais”, diz a médica veterinária da Cobasi Carla Storino Bernardes.
A troca de água deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia e o recipiente precisa ser lavado, como indica o médico veterinário Rodrigo Augusto de Araújo. “Alguns sinais podem indicar que o animal está com sede, como inquietude e estar ofegante (difícil acontecer com gatos)”, diz ele. No caso dos bichanos, é possível inserir na alimentação pequenas quantidades de ração com textura jelly ou apostar em fontes que contenham água corrente. Ainda é possível fazer um sorvete para os bichos com alimento próprio.