• Carregando...
Aplicativo ajuda donos de cães a entender e adestrar seus pets
| Foto:

Seu cão anda latindo muito, de forma inconveniente? Faz xixi no local errado? Tem dificuldade para aprender comandos como “dá a patinha” e “senta”? O aplicativo Bino, da startup homônima, promete auxiliar donos de cachorros a solucionar problemas cotidianos.

Para quem pretende adestrar o “melhor amigo”, a ferramenta oferece tutoriais que facilitam o processo. “É bem instrutivo. São sete truques disponíveis hoje, em breve devemos lançar mais quatro. A pessoa vai ter o ensinamento do que precisa fazer antes de começar o treino, qual o tamanho ideal do petisco, as raças que apresentam mais resistência, o nível de paciência exigido”, diz Keli Sovinski, CEO e sócia do Bino.

Os tutoriais de adestramento contêm conceitos de videogames – a chamada “gameficação” –, como a recompensa e a passagem para uma próxima fase, explica ela: “O dono começa com o truque de “senta” e vai treinando. Quando o cão consegue realizar o comando, ganha uma medalha e desbloqueia o truque seguinte”.

Saúde

O aplicativo conta também com uma parte de conteúdo relativo a saúde e bem-estar caninos. “A princípio, serão dicas de saúde e uma lista de doenças que são possíveis de prevenir com vacinas, além da tabela de vacinação com as doses exigidas. Haverá orientações quanto aos sintomas e tratamento das doenças mais comuns e o momento de procurar um hospital ou médico veterinário”, descreve Keli. O conteúdo foi desenvolvido por especialistas da área.

Comportamento

“A ideia de criar o Bino surgiu por haver muitos cães abandonados. Queríamos fazer algo para resolver esse problema. Uma das principais causas de abandono é o mau comportamento dentro de casa”, conta a CEO, que idealizou o projeto junto ao sócio Diego Noriduki. O aplicativo traz informações que ajudam o dono a entender como o cão pensa, enxerga o mundo e reage a situações, e o porquê de atitudes inconvenientes, como latidos em excesso, agressividade e agitação.

Outro objetivo da ferramenta é a conscientização, principalmente dos pequenos. “Muitas vezes, as crianças pedem um filhote para os pais, mas não estão cientes da responsabilidade que o animal requer”, afirma. Assim, Bino auxilia na compreensão de que o cão não é um brinquedo, que precisa de cuidado e carinho, entendimento que pode reduzir o abandono.

Veja o vídeo explicativo:

O aplicativo foi lançado em junho e está disponível gratuitamente no Google Play, para Android. Ainda em 2015 deve sair a versão para iOS. O download do Bino pode ser feito por este link.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]