Animal

Até para o seu pet, o osso pode ser duro de roer

Katia Michelle, especial para
29/03/2016 16:00
Thumbnail
Foto: visual hunt/divulgação
Foto: visual hunt/divulgação
Uma das distrações mais vendidas nos pets shops, os ossos de couro podem ser vilões na hora de alimentar o seu cão. Um dos perigos mais frequentes é que pequenas tiras dos ossos se soltem, ficando preso na glote do animal. O alerta é do veterinário Marcos Bernardino Gomes, da Clínica Veterinária Wistuba, em Curitiba.
Leia Mais
De acordo com ele, o atendimento desse tipo de ocorrência tem aumentado na clínica. “Existe risco de o animal morrer caso pequenos pedaços do osso sejam engolidos”, diz. Ele diz que esse tipo de osso podem até ser bons para limpar os dentes, mas devem ser oferecidos com moderação para não causar engasgos nem obstrução intestinal.
“O primeiro cuidado é que o osso deve ser bem maior do que o tamanho do animal, assim ele não corre risco de engolir”, diz. O ideal é que os ossos sejam pelo menos duas vezes o tamanho da boca aberta do animal e também dar preferência para os ossos feitos com ingredientes naturais.
Quando o osso amolece e vira uma espécie de “gelatina” também deve ser descartado, pois o animal também pode sufocar. Na dúvida, fale com o veterinário do seu pet para evitar riscos.