• Carregando...
(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)| Foto:

Ficar abraçadinho ao seu gato pode não ser a melhor experiência para a sua saúde. Pesquisadores do Centro de Controle de Doenças e Prevenção norte-americano (CDC) divulgaram recentemente uma pesquisa sobre os impactos da doença ou febre da “arranhadura do gato” na saúde dos seus tutores – e esses impactos se mostraram maiores do que eram previamente imaginados.

Leia mais

Peixinho dourado com deficiência ganha ‘cadeira de rodas’ aquática 

Brasil terá primeiro santuário de elefantas na Chapada dos Guimarães

Fazer xixi no lugar errado é ‘culpa’ do olfato do bicho?

A “arranhadura do gato” é uma zoonose causada pela bactéria Bartonella henselae, de acordo com informações da pesquisa, e que se mantém e é disseminada entre os gatos através da pulga. A transmissão aos humanos se dá por meio dos arranhões ou mesmo mordidas dos gatos nos seus tutores, e a possibilidade de um gato ser portador desta bactéria é maior nos animais mais jovens e de rua.

Quando infectados, os humanos podem ter sintomas de febre, pústulas e, em casos mais extremos, a doença pode gerar complicações que levam à morte do tutor. Esses sintomas costumam manifestar-se entre três a 10 dias depois do arranhão do gato infectado.

Prevenção

A arranhadura do gato pode ser prevenida, basta que o tutor tome algumas medidas básicas de higiene, como lavar as mãos sempre depois de encostar no bichano e não tocar na boca depois do carinho. Os pesquisadores também recomendam que o tutor não beije o gato, a fim de evitar a contaminação.

Foto: VisualHunt)
Foto: VisualHunt)| unknown
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]