Animal

Bebê girafa do Zoo Beto Carrero é o primeiro a ser aleitado artificialmente no Brasil

Da redação
20/11/2015 16:07
Thumbnail
O Zoológico do Parque Beto Carrero World é o primeiro do Brasil em que um bebê girafa está sendo totalmente alimentado através de mamadeira. O filhote está com dois meses e seu desenvolvimento é considerado normal. O oferecimento da enorme mamadeira tem se tornado atração para os visitantes do parque.
O bebê girafa é um macho e ainda não tem nome. O nascimento aconteceu em 11 de setembro, após uma gestação de aproximadamente 15 meses e o filhote veio ao mundo com cerca de 70 kg e altura de 1 metro e 89 centímetros. Já a partir do nascimento, a mãe não teve leite suficiente para amamentá-lo e imediatamente foi iniciada a alimentação com mamadeira.  O leite utilizado é o de vaca sendo acrescido de suplemento para bezerros, vitaminas e sais minerais. É a primeira vez no país que um filhote de girafa é alimentado dessa forma e, em decorrência disso, seus técnicos foram buscar informações em zoológicos do exterior.
O filhote atualmente recebe 10 litros de leite ao dia divididos em 4 amamentações. Quando alcançar 10 semanas o volume será diminuído para que ele comece a se interessar por alimentos sólidos. O leite será fornecido até os 6 meses de idade e a partir daí sua alimentação será com feno, alfafa, frutas e ração. A adaptação do bebê girafa tem sido ótima, pois não foi necessário separá-lo da mãe, que apesar de não amamentá-lo, dispensou todos os outros cuidados.
O bebê girafa está se desenvolvendo ao lado do papai Jahari, da mamãe Savanah e dos irmãos Gigrande e Maria Eugênia, nascidos em 2012 e 2014, ambos no Zoo BCW.