Animal

“Beethovens” caninos: sete vídeos de cachorros que tocam piano

Eloá Cruz
06/06/2016 17:34
Thumbnail

O professor Paulo Parreira explica que quando o animal se sente desconfortável com o som, ele procura fugir do barulho -- o que não acontece nos vídeos compartilhados via web. Foto: reprodução.

Alguns cachorros estão fazendo mais sucesso que muitos músicos por aí. O animal, que é um ser social por natureza, tem a capacidade de ser estimulado pelo dono a vocalizar ao tocar um instrumento. Por esse motivo, vários cães podem uivar ao ouvir um som mais agudo.
LEIA TAMBÉM
O uivo, de acordo com o professor de medicina veterinária, especialista em comportamento animal, Paulo Parreira, foi herdado dos lobos e é usado para comunicação do animal, que pode fazer o som para reunir grupos, demonstrar solidão ou atrair fêmeas no cio.
“O cachorro uiva em dois casos: ou ele se sentiu incomodado com o som ou é um reforço de um comportamento, o dono ensinou o animal fazer isso”, explica o docente. O professor ainda explica que quando o animal se sente desconfortável com o som, ele procura fugir do barulho — o que não acontece nos vídeos compartilhados nas redes sociais.
Cachorro pode detectar som desafinado?
De acordo com o especialista Paulo Parreira, não há estudos que comprovem que os cachorros têm a capacidade de identificar se uma nota está, ou não, desafinada. “O que eles conseguem detectar, são notas mais agudas, fora do compasso, que causa desconforto na audição”, finaliza.
Confira nossa seleção com sete vídeos de cães tocando piano: