Animal

Bicho também pode ter diabete

Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo
18/11/2012 02:14
Se o seu bicho de estimação anda com pouco pique para brincar e perdeu peso, apesar de estar com o mesmo apetite de sempre,ele pode estar com diabete. A doença, que consiste na incapacidade ou ineficiência de produção de insulina, também pode ser observada em gatos e cães.
De acordo com a médica veterinária Carolina Caval­­cante, as prin­­ci­­pais causas da disfunção são de origem genética ou hereditária, principalmente para os cachorros. “Obesidade e pancreatite crônica são outros fatores que provocam o surgimento da diabete”, acrescenta.
O são bernardo Max, de 9 anos, foi diagnosticado com diabete em abril passado. Sua dona, a assistente financeira Rosana Oliveira conta que percebeu que alguma coisa não andava bem quando ele estava mais cansado que o normal e consumindo muito mais água. “Ao mencionar os sintomas, a veterinária suspeitou que poderia ser diabete”, relembra.
Carolina explica que a diabete tipo 1, conhecida também como diabete insulino-dependente, é a mais comum entre os animais. O tratamento inclui reposição de insulina, dieta balanceada com ração terapêutica e a adoção de uma rotina de exercícios.
O médico veterinário Rodrigo Friesen alerta que, caso a doença não seja tratada corretamente, o animal pode sofrer complicações, como emagrecimento contínuo, hipertensão, surgimento de doenças renais e evolução rápida de catarata. “O controle e monitoramento dos níveis de glicose devem ser acompanhados por um veterinário”, ressalta.