Animal

Brincar com a comida é bom para seu cachorro

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
16/11/2016 09:00
Thumbnail

(Crédito: Big Stock)

Alimentar seu cachorro pode – e deve – ser mais do que colocar comida no pote de ração uma vez ao dia, especialmente se ele passa muitas horas por dia sozinho e é do tipo que engole o que encontra ali de uma única vez. Conforme especialistas, é importante oferecer um desafio, como esconder a comida ou dificultar o acesso a ela, para os bichinhos treinarem comportamentos inatos e diminuírem seus níveis de ansiedade, de forma semelhante ao que acontece em zoológicos.
LEIA MAIS
“Algumas pessoas pensam que fazer o cachorro procurar alimento é uma judiação, mas não é! É prazeroso, porque, na natureza, é o que ele faz a maior parte do tempo. A maldade é oferecer a ração, ele comer aquilo em menos de um minuto e passar oito horas olhando a porta esperando o dono voltar para casa”, diz o médico veterinário e proprietário da Pet Games, Dalton Ishikawa.
De acordo com a médica veterinária do Centro de Bem Estar para Cães Diversão Janaína Justus Madureira Vida, brincar com a comida – ou com um objeto que esconde ou libera a ração aos poucos – ensina os cães a brincar sozinhos e a comer mais devagar, o que evita problemas gástricos. Além disso, diminui a ansiedade, evitando problemas como a síndrome da ansiedade da separação, que se manifesta com a destruição de móveis e objetos da casa, lambedura ou mordidas nas próprias patas, entre outros comportamentos.
Brinquedos e desafios
O mercado de produtos para pets já oferece alguns brinquedos funcionais, como bolas porta-ração com furos para liberar a comida à medida que o cão movimenta o brinquedo. Os especialistas dizem, porém, que é possível criar desafios dentro de casa.
“Uma boa ideia é simplesmente abolir o comedouro comum e espalhar a ração por diferentes locais para o cão farejar: um pouquinho na casinha, um pouquinho na caminha, um pouquinho em algum outro cômodo”, diz Ishikawa. A brincadeira vai estimular que o animal fareje e encontre sua comida.
Para evitar sujeira, a ração pode ser colocada em pequenos potes e um petisco dividido em pequenas partes, as quais podem ser engolidas por inteiro pelo cão, também pode ser utilizado.
“Tem opção de usar a garrafa pet, fazer alguns furos, de acordo com o tamanho da ração, e colocar a ração dentro”, diz Janaína. Assim como as bolas disponíveis no mercado, o cachorro deve empurrar a garrafa para conseguir tirar a comida de dentro da garrafa.
Apesar da funcionalidade do brinquedo, os especialistas fazem um alerta: se o cão for grande e conseguir abocanhar a garrafa, é preciso tomar cuidado para que ele não a destrua e acabe engolindo pedaços de plástico. Como alternativa, um cano de PVC com as pontas vedadas pode ser utilizado.
A garrafa pet ainda pode ser usada para construir uma estrutura como essa, que exigirá que o cachorro faça as garrafas virarem de boca para baixo para conseguir a ração: