Animal

Curitibano usa carro de som para procurar cachorros perdidos e devolvê-los aos donos

Katia Michelle
20/10/2017 12:11
Thumbnail

A procura pelos cachorros pode variar de um dia a semanas. Foto : VisualHunt

Esqueça o carro do sonho ou o carro da pamonha. Há quatro anos, Gelson Mendes de Oliveira, 33  se inspirou nesse tipo de serviço para criar um produto semelhante e inusitado: um carro de som que procura cachorros desaparecidos. Ele já perdeu a conta de quantos cachorros recuperou durante esse tempo e se orgulha do trabalho: “É muito gratificante quando resgato algum bichinho e devolvo aos donos”, diz.
O serviço tem custo – R$ 120 por 4 horas de “rodagem” –  e é assim que Gelson sobrevive. Chega a receber um pedido de orçamento por dia durante o ano, demanda que aumenta no fim e no início de cada ano por conta dos fogos de artifícios. A procura pode durar de 4 horas a semanas. Com a experiência que tem, ele diz que é nessa época que as pessoas viajam e deixam os cachorros com amigos e parentes. Assustados os animais fogem e acabam se perdendo.
É aí que ele entra. Gelson diz que chega a fazer um trabalho de “detetive” para cada busca. Certa vez, no Bairro Novo, recebeu uma pista de que o cachorro tinha sido resgatado. Foi de casa em casa até encontrar o pet com uma mulher e uma criança, que já tinha se apegado ao bichinho. Ofereceu doces e contou que uma família estava sentindo muito a falta do cãozinho e indicou uma feira de adoção para que a criança encontrasse seu próprio animal de estimação.
Outra vez ficou semanas a procura de um labrador, cuja recompensa para alguém que encontrasse era de R$ 5 mil. Mas ele garante que não é só a recompensa que o estimula a procurar os animais pelos bairros de Curitiba e região. Ele também tem bichos de estimação – dois gatos e um cachorro – e sabe a importância que os animais têm para a família.
O carro modelo Pálio - 2007 é usado na empreitada de procurar cães pela cidade. Foto: arquivo pessoal
O carro modelo Pálio - 2007 é usado na empreitada de procurar cães pela cidade. Foto: arquivo pessoal
Um conselho? Ele diz para que as famílias cuidem bem dos animais, façam a identificação com plaquinhas e chip e não deixem eles “passearem” por aí sem supervisão. Os cães de raças são os mais difíceis de recuperar, mas os sem raça definida também estão na lista dos mais procurados.
Ouça o áudio
Para realizar o serviço, ele conta com a ajuda de um locutor e também de panfletos que distribui pelos locais em que passa, tudo incluso no preço cobrado. O locutor fala as características do cachorro e Gelson também leva fotos do animal,  parando sempre que solicitado para mostrar as imagens e encontrar alguma pista que leve ao pet perdido.
Para contratar os serviços de Gelson, basta agendar pelo telefone (41) 976 55815
LEIA TAMBÉM: