• Carregando...
Foto:Bigstock
Foto:Bigstock| Foto:

Assim como quando o bebê chora demais, cães que latem em excesso também podem ter por trás causas desconhecidas e que precisam ser investigadas. O comparativo pode até soar exagerado, mas essas são as formas que ambos têm de expressar que algo está fora do controle, pois são as formas de comunicação que têm disponível.

Quem tem cão em casa e já percebeu que o ritmo dos latidos está fora do que seria considerado o normal deve observar mais atentamente o animal ou buscar ajuda profissional para tentar entender o que o bichinho está querendo dizer.

Para Thais Costa, adestradora e especialista em comportamento canino “não permitir que o cachorro possa latir é um “crime”, é ir contra o instinto do animal. “É necessário identificar quando o latido é natural e quando é excesso”, diz.

Veja algumas dicas que podem ajudar a entender melhor o comportamento do seu companheiro:

Latir é um comportamento natural do cão e impedir isso é ir contra o seu instinto. É importante, no entanto, perceber quando o latido é excessivo, o que pode acontecer por várias razões como: ansiedade da separação – nos casos em que o dono passa o dia todo fora –, estresse, falta de atividade, entre outras causas possíveis.

Sem latidos

Para que os cães fiquem mais felizes e reduza o barulho, ponha em prática:

Alimentação

Deve ser fornecida uma ração de boa qualidade e nas quantidades corretas. O ideal é que uma das refeições seja oferecida fora do pote de alimentação (escondida nos cantos da casa para que o animal possa encontrar). Essa técnica permite que o cão melhore a sua autoestima e se reconecte ao seu instinto animal.

Estímulo físico

Os cães devem fazer, pelo menos, 15 minutos de atividades físicas diariamente.

Atividade mental

Oferecer ao cachorro atividades que estimulem o enriquecimento mental e a coordenação motora, como dar ossinhos mastigáveis exclusivos para pets, ensinar comandos de adestramento, colocar tapetes de diferentes texturas ajuda na redução dos latidos.

O olfato é o sentido mais aguçado do cachorro e o cérebro dele não para um único minuto, inclusive quando está sozinho. É importante promover um enriquecimento ambiental do espaço onde o cão fica para que ele tenha atividades envolvendo todos os sentidos, evitando que ele fique estressado.

Brinque, brinque, brinque!

Procure alternar o uso dos brinquedos, guardar alguns dentro do saco de ração para que peguem o cheiro do alimento e estimulem o olfato do animal. O uso de ervas aromáticas no ambiente ou mesmo escondidas dentro dos brinquedos estimulam o olfato do animal.

Podem ser usadas ervas aromáticas como hortelã, erva cidreira, capim limão, orégano e manjericão, sempre em pequenas quantidades. Saúde em dia Visitas periódicas ao médico veterinário, castração, carteira de vacinação, aplicação de antipulgas e vermífugo em dia são questões importantes para o bem-estar do cachorro.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]