Animal

Cães e cavalos atletas requerem cuidados exclusivos

Da redação
09/05/2016 16:36
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Com os cães cada vez mais incluídos nas atividades físicas de seus tutores e tantos outros cachorros e cavalos que se tornam atletas, cuidar da saúde e da resistência física dos animais é fundamental. Para a médica veterinária Christina G. Fernandes, da DrogaVET, o primeiro passo consultar um veterinário preferencialmente especialista na raça, espécie e atividade esportiva praticada pelo animal. “O médico veterinário poderá solicitar uma série de exames para verificar se ele está apto a praticar esportes, minimizando o risco de surgir problemas no futuro”, orienta.
Além da consulta, cães e cavalos precisam de acompanhamento diário e específico. “Ambos necessitam de uma dieta especial. Os cavalos, via de regra, precisam de proteínas, fibras, carboidratos, feno, alfafa e aveia. Os cachorros, de proteínas, minerais e vitaminas”, informa Christina.
Ainda segundo ela, somente o médico veterinário pode prescrever rações específicas e que levam em conta tanto as características do animal quanto o tipo de exercício e regularidade. “Esportes com uma sequência rápida, por exemplo, fazem com que o animal perca muita energia. Como vai precisar de glicogênio, as rações indicadas são as super premium, pois possuem ingredientes com melhor qualidade. De todo modo, é importante lembrar que o animal não deve comer durante o exercício físico, seja ele qual for. A alimentação deve ser feita, no mínimo, uma ou duas horas antes”, lembra a veterinária.
LEIA MAIS
Já a água, especialmente em dias mais quentes, deve estar sempre disponível. “O dono só precisa ficar atento para que o animal não ingira água em grande quantidade e de uma única vez, pois pode causar mal estarprejudicar o treino”, ressalta Christina.
Ela ainda alerta que o exercício físico para o animal, com fins ou não de competição, deve ser agradável para o bichinho. “O dono ou treinador precisa ter em mente que esse é um momento de estreitamento de laços e interação entre eles. Mesmo animais que treinam para competir podem estar indispostos em determinados dias, então é importante observá-los e reconhecer seus limites“, finaliza a veterinária.
Confira as dicas para quem tem – ou deseja ter – cães e cavalos atletas.
Cães
1 – Evite as horas mais quentes do dia
Além de causar um cansaço muito maior no animal, em dias quentes o asfalto atinge temperaturas altas e pode causar sérias queimaduras nas patas.
2 – Se andar de bicicleta, fique atento ao ritmo do animal
Nunca pedale muito depressa, aumente a velocidade aos poucos. Geralmente, leva-se de dois a seis meses para notar alguma melhora no ritmo e disposição do animal.
3 – Nunca deixe o animal nadar sozinho
Depois de muito tempo na água o cachorro pode se cansar, aumentando o risco de afogamento.
4 – Em casos especiais, recorra à suplementação vitamínica
O mercado veterinário conta com uma ampla variedade de suplementos vitamínicos e nutracêuticos que podem ajudar no melhor desenvolvimento da atividade atlética, bem como na recuperação do animal após a prática esportiva. Nenhum suplemento deve ser administrado ao animal sem que antes haja um veterinário para atestar a real necessidade.
Cavalos
1 – Alimentação fracionada e com descanso antes da montaria
Apesar de serem animais de grande porte, os cavalos possuem estômago pequeno. Em função disso, a alimentação deve ser fracionada em, pelo menos, três vezes ao dia. A água deve estar sempre limpa e disponível 24 horas por dia. O dono não deve montar logo em seguida às refeições.
2 – Evite a suplementação
Em muitos casos ela pode ser super prejudicial. A quantidade de comida a ser ingerida depende do tamanho, peso e atividade atlética (salto, corrida, polo, tração, entre outros).
3 – Vermifugação constante e checagem dos hábitos no dia de provas
É muito importante que o proprietário do cavalo faça a vermifugação regular (a cada dois meses), não se esquecendo de realizar um exame de Contagem de Ovos por Grama de Fezes (OPG), responsável por mensurar os ovos e identificar parasitas. O resultado do exame vai indicar o ativo específico no combate dos ovos e parasitas adultos identificados, lembrando que o uso indiscriminado e repetitivo de um mesmo ativo pode levar à resistência parasitária.
No dia da prova, é preciso ficar atento aos horários da alimentação de maneira mais rígida, bem como na oferta de água ao animal. Cansaço físico e estresse causados pela modificação da rotina, viagem e pela própria competição, também devem ser observados.