Animal

Câncer de mama também atinge os pets

Willian Bressan
15/10/2015 12:00
Thumbnail
Como qualquer doença, o melhor tratamento sempre será a prevenção ou senão o diagnóstico precoce (Foto: Bigstock)
No mês de prevenção contra o câncer de mama, o Viver Bem conversou com Jorge Castro, professor de medicina veterinária da Pontifícia Católica do Paraná (PUCPR), para entender como a doença atinge os animais. Confira:
Existe diferença do câncer de mama humano e nos animais? Se sim, quais?
O câncer é uma das principais causas de morte do animal de estimação. O câncer de mama que acomete as mulheres é muito parecido com os dos cães e gatos e é mais comum que as cadelas tenham a doença do que as gatas. O processo é bem semelhante: pode ocorrer metástase (disseminação de células para outros órgãos), principalmente para o pulmão e fígado.
Como é feito o diagnóstico e a prevenção?
O diagnóstico é feito com um exame físico do paciente pelo médico veterinário, uma palpação dos 5 pares de mama na cadela ou 4 pares de mama se for na gata. Após o médico veterinário suspeitar da presença de nódulo em alguma mama, são realizados outros exames complementares como: a citologia do nódulo mamário encontrado, uma radiografia torácica para avaliar os pulmões (se tem presença de metástase) e também de uma ultrassonografia abdominal (para avaliação de metástase no fígado).
A melhor prevenção do câncer de mama em cães e gatos é a castração precoce; antes do primeiro cio. De uma forma geral, se cães e gatos forem castrados antes de 6 meses de idade a probabilidade de desenvolverem câncer de mama é de 0,5% (1 animal para cada 200). Nos Estados Unidos praticamente não têm cadelas e gatas com tumor de mama, porque eles castram os animais com 2 a 3 meses de idade.
 Como os donos podem ajudar no diagnóstico?
Os proprietários estão na primeira linha de diagnóstico do câncer, pois ao fazer carinho na barriga dos pets, ao dar banho eles podem examinar as mamas e na identificação de qualquer nódulo (caroço) eles devem ser levados ao médico veterinário para um exame mais preciso. Um afago bem dado pode salvar a vida do pet e isso é uma coisa que todo proprietário faz no seu animal de estimação.
Como é o tratamento nos animais?
O tratamento do câncer de mama é a cirurgia de retirada das mamas, o mesmo que acontece com a mulher. A cirurgia é chamada de mastectomia. Após a cirurgia o tumor é enviado ao laboratório para classificar o tipo de câncer; se é maligno ou benigno. Se for benigno; não há necessidade de tratamento. Se for maligno alguns tipos são tratados com quimioterapia antineoplásica. A radioterapia não é uma realidade ainda disponível para os nossos pets.  Portanto, muitos dos nossos pacientes com câncer de mama são tratados na nossa rotina com quimioterapia. Como qualquer doença, o melhor tratamento sempre será a prevenção ou senão o diagnóstico precoce.