Animal

Cientistas flagram espécie “fofa” de polvo

Da redação
22/08/2016 16:04
Thumbnail

Pequeno polvo que mais parece um brinquedo, foi encontrado por cientistas durante expedição (Foto: Reprodução/Vídeo Nautilus Live)

Um polvo que mais parece um personagem de desenho foi filmado recentemente por cientistas na costa do sul da Califórnia, a 900 metros de profundidade. O animal é da espécie Rossia pacifica, tem menos de 10 centímetros de comprimento e é nativo do norte do Oceano Pacífico. De cores fortes, os pequenos polvos podem ser encontradas do Japão até a Califórnia. Eles habitam o fundo do mar e já foram encontrados em profundidade de até mil metros.
Os cientistas que encontraram o polvo de olhinhos arregalados estavam a bordo do submarino de pesquisa Nautilus. Em uma transmissão ao vivo da exploração, um dos pesquisadores diz que o animal “parece um brinquedo de criança largado no mar”.
LEIA TAMBÉM
“Naquele turno, por coincidência, a maior parte da equipe era de geólogos, então muitos dos comentários foram do tipo ‘Que bicho é esse, é muito fofo!’. Eles não falam esse tipo de coisa quando encontram pedras”, disse Samantha Wishnak, uma das pesquisadoras a bordo, ao site Live Sciene.
Segundo ela, o olhar característico era porque o animal estava assustado. Como a espécie costuma procurar alimento em águas mais escuras, os animais ficam camuflados e não esperam “visitas” como a do submarino.
Confira o vídeo divulgado pelos cientistas: