Animal

Cinco passos para resgatar um pet abandonado

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
17/12/2014 17:44
1. Não tente pegar o animal no colo. Vários animais podem se sentir ameaçados e até morder. É preciso ter calma e paciência, falar manso. Vale até oferecer petiscos para que o pet ganhe a sua confiança. Tome muito cuidado com o uso de cordas e outros tipos de artifícios que podem trazer riscos e machucar.
Para resgatar gatos, é preciso ter mais paciência. Colocá-los dentro de uma caixa pode facilitar o transporte do felino sem que ele fuja.
2. Leve o animal imediatamente ao veterinário. Mesmo que o bico aparente estar saudável, sem machucados ou feridas graves, é importante assegurar que ele esteja sem doenças. Embora recolher o pet seja uma boa ação, levar o animal para a casa pode trazer riscos de doenças para toda a família. “O veterinário vai fazer o básico para que o animal tenha saúde e seja doado com segurança”, salienta Bianca Ricci Borba.
3. Procure pelo dono. É no hospital também que é possível verificar se o bichinho é microchipado. “Ele não é um GPS, é um número cujo cadastro você encontra o endereço e telefone do dono e até o contato do veterinário responsável”, esclarece a especialista do Hospital Veterinário Batel.
O pet também pode estar perdido, e não exatamente abandonado. Mesmo que ele não seja microchipado, vale vasculhar pelas redondezas, ou até divulgar nas redes sociais a foto do animal perdido.
4. Caso não tenha a sorte de encontrar os donos originais, o animal pode ser adotado. Algumas ongs como a www.adotebicho.com.br podem facilitar nessa tarefa.
A castração, vacinação geral, aplicação de vermífugo e banho completo são importantes. Alguns serviços como o de castração e microchipagem são oferecidos gratuitamente pela prefeitura.
5. Procure pela Guarda de Proteção Animal em caso de suspeita de maus tratos. Porém, antes de qualquer denúncia, é preciso ter provas de que o animal esteja sendo maltratado pelo dono. Alguns animais podem fugir quando não são cuidados adequadamente. Para denunciar, ligue para a Central de Atendimento e Informação da prefeitura, 156.