• Carregando...
A YouTuber Kefera e o namorado, Gustavo Stockler, com Potyra, o filhote de pug que faleceu no dia 14 deste mês. Foto: divulgação
A YouTuber Kefera e o namorado, Gustavo Stockler, com Potyra, o filhote de pug que faleceu no dia 14 deste mês. Foto: divulgação| Foto:

Na última quinta-feira (14), a YouTuber Kéfera, 23, publicou em seu Instagram a notícia de que sua cadelinha Potyra, uma filhote da raça pug, havia falecido por conta de uma doença conhecida como “Tosse dos Canis”. Na publicação, ela acusa a dona do canil, Claudia Gonzalez Prior, de negligência.  Em seguida, explica alguns detalhes da história.

“Potyra foi literalmente TODOS OS DIAS no veterinário. Desde a primeira semana até o último dia da vida dela. Ficou internada pq teve uma pneumonia gravíssima, continuou indo tomar antibióticos subcutâneos diariamente. Fizemos todos os exames e demos todos os possíveis remédios que existem.”, escreveu Kéfera. A publicação contabiliza 576 mil curtidas. Na internet, a YouTuber tem mais de oito milhões de inscritos em seu canal. Ela também administra os perfis das pets Vilma Tereza e Potyra no Instagram. Confira a postagem na íntegra:

Potyra faleceu. Ele veio muito doente do canil. O nome do canil é D’angelo e fica em Morungaba, a proprietária chama-se Claudia. Ela veio com uma doença chamada TOSSE DOS CANIS. Que é o cúmulo da irresponsabilidade de uma criadora. E a partir daí minha vida e do @gustastockler. Potyra foi literalmente TODOS OS DIAS no veterinário. Desde a primeira semana até o último dia da vida dela. Ficou internada pq teve uma pneumonia gravíssima, continuou indo tomar antibióticos subcutâneos diariamente. Fizemos todos os exames e demos todos os possíveis remédios que existem. Cancelei tudo que eu tinha pra fazer no mês de junho e julho pra me dedicar e cuidar dela. Infelizmente as coisas só foram piorando, ela tinha uma tosse que não curava por nada. É mesmo depois de muitos exames e remédios, tivemos que fazer um exame complicado que era cheio de riscos, bronquioscopia e coleta de secreção do pulmão ela. E ontem, durante o exame, ela não resistiu e partiu. Queria deixar aqui meu agradecimento a Potyrinha que me ensinou mais ainda o que é amor incondicional. A saudade tá foda. Vou me afastar um tempo da internet, realmente preciso me recuperar aqui, então só peço que pra quando eu voltar, não toquem nesse assunto… Quero esquecer toda essa tragédia que aconteceu pra que no meu coração tenha espaço só pra lembrar com amor e carinho dessa cachorrinha que abençoou minha vida durante o tempo que esteve aqui. P.S.: essa foto é dela no meu colo ontem de manhã, na internação. Eu visitava ela de manhã e à noite. E ela ficava horas me lambendo… Foda. A dor da perda tá complicada. Saudades Poty, fique bem onde você está agora

Uma foto publicada por Kéfera (@kefera) em

O que é a Tosse dos Canis

A doença, conhecida também como traqueobronquite infecciosa, é altamente contagiosa. O contágio se dá através do contato direto entre cães e utensílios de comida e cobertores infectados. A transmissão ocorre através de três agentes diferentes: pelo vírus da parainfluenza, pelo adenovírus canino do tipo 2 ou pela bactéria Bordetella bronchiseptica.

Embora os nomes assustem, a professora de medicina veterinária da PUCPR e cardiologista da Clinivet, Ana Paula Sarraff Lopes, afirma que a doença raramente leva um animal à morte. “Não são comuns os casos em que a tosse evolui para uma pneumonia. A traqueobronquite infecciosa é uma doença que causa somente tosse alta, sem sintomas como febre ou acúmulo de secreção. Além disso, é uma doença autolimitante, ou seja, o organismo se cura sozinho num período de dez a 15 dias. Em alguns casos, porém, o tratamento pode ser feito através de antiinflamatórios e antibióticos”, explica.

Mesmo assim, ela recomenda que o cão seja levado ao médico veterinário para um diagnóstico correto, já que a tosse também é um sintoma de outras doenças, como a bronquite crônica, a pneumonia e problemas cardíacos.

LEIA TAMBÉM:

>>> Cães e gatos também ficam gripados

>>> Pets pedem cuidados especiais no frio

>>> Adestrar com recompensa funciona, mas tem que ser do jeito certo

Casos específicos

No caso da cachorrinha Potyra, que faleceu por conta de uma pneumonia derivada da Tosse dos Canis, dois fatores importantes devem ser considerados: “ela era um filhote de pug. Filhotes já têm um sistema imunológico muito frágil e a raça pug, por conta da anatomia da cabeça (mais “achatada”), é conhecida por apresentar alterações respiratórias”, afirma a médica veterinária.

Cães da raça pug apresentam predisposição a doenças respiratórias. Foto: Visual Hunt
Cães da raça pug apresentam predisposição a doenças respiratórias. Foto: Visual Hunt

Controle

Os cães diagnosticados com a Tosse dos Canis devem ser isolados de outros animais por aproximadamente duas semanas e, durante o período, é importante que o ambiente seja desinfetado com soluções de hipoclorito (água sanitária).

Vacina facultativa                                                                                    

O calendário básico de vacinação canina conta com a imunização contra os dois vírus transmissores, mas a vacina referente à bacteria é facultativa. O médico veterinário é quem vai indicar a necessidade da imunização, levando em consideração a raça, o histórico familiar e o estilo de vida do animal. Recomenda-se que os pets que frequentam parques, exposições ou costumam ser hospedados em hotéis sejam vacinados contra a bactéria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]