Animal

Como acalmar o seu pet ansioso

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
28/09/2014 03:16
A vida agitada e apressada, com agenda lotada e compromissos inadiáveis, tem sido uma consequência da modernidade. Não é difícil perceber essa mudança de comportamento na vida das pessoas. O estresse é cada vez mais comum, assim como ansiedade à flor da pele. E assim como os seres humanos, os bichos também estão apresentando sintomas comuns de ansiedade. Muita agitação e compulsão por comida e por morder tudo que vê pela frente podem ser sinais de que seu animal de estimação precisa da ajuda de um especialista.
O agitado Akon, vira-lata de 2 anos, vive o tempo todo à procura de atenção da sua dona, a auxiliar de odontologia aposentada Dulcinea Mari Bozza, de 65 anos. “Ele pula na gente, fica o tempo todo em cima, é inquieto e não para o tempo inteiro”, conta. Muito mimado e paparicado (Dulcinea admite!), Akon descarrega toda a ansiedade nos “suculentos” ossos que ganhou da dona, pois os objetos da casa precisam estar sempre longe do alcance de suas mordidas. “Não posso deixar nada perto dele porque ele pega e destrói”, comenta. Akon deixou a marca de seus dentes em chinelos, sapatos e até em escovas de roupa.
A ansiedade canina é um distúrbio psicológico que pode ser uma característica da personalidade do animal, mas também pode ser desencadeado pelo ambiente onde o animal vive. “Pessoas ansiosas tendem a passar essa ansiedade para os cães”, revela a médica veterinária especialista em neurologia canina, Deise Cristiane Edert Alves. De acordo com a especialista, o distúrbio psicológico deve ser tratado para não afetar a vida e a saúde física do animal.