Animal

Como medicar o pet sem sofrimento

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
02/11/2014 02:16
Toda vez é aquele sofrimento: seja durante um tratamento pós-operatório ou numa dose de rotina de vermífugo, alguns cães e gatos dão um verdadeiro baile em seus donos na hora de tomar remédios. Uns não abrem a boca de jeito nenhum, outros até fingem engolir o medicamento, mas após um tempo, as pílulas são encontradas escondidas pela casa. Para ajudar na tarefa, muitos donos recorrem a apetitosos pedaços de presunto ou de salsicha que têm a missão de camuflar os produtos. Mas será que este procedimento é adequado?
De acordo com a médica veterinária Elaine Regina Barreto, o uso de embutidos e do pão branco para atrair o pet na hora da medicação é um erro comum. “Se o animal toma uma medicação é porque ele não está muito bem. E o uso desse tipo de alimento pode até piorar o estado de saúde do pet”, salienta a profissional. Para camuflar remédios e disfarçar o sabor, ração de sachê terapêutico – que pode ser dada tanto a cães quanto a gatos – é o recomendado. Atualmente no mercado existem várias marcas e sabores, que o proprietário pode escolher conforme o gosto do bicho.
E aquela velha receita da avó, do chazinho de ervas? É preciso muito cuidado. Para a veterinária, chás não deixam de ser também um tipo de medicação, e o uso de certas ervas pode intoxicar o animal. “Chás tradicionais como erva cidreira e camomila estão liberados, mas outros como o de arruda e lírio são altamente tóxicos”, alerta.
Com jeitinho
A bancária Jacqueline Tinote Inocêncio, de 43 anos, é dona de duas gatas: Tuca e Teca (na foto), ambas com um ano e meio. Quando elas eram filhotes a bancária aprendeu como proceder no momento de dar o remédio. “Elas são bem tranquilas para tomar medicação”, comemora. O segredo foi seguir a recomendação da veterinária: Jacqueline administra o comprimido de Tuca e Teca com a ajuda de uma seringa de água. “Aprendi isso na clínica veterinária. O uso do líquido ajuda a ter certeza de que elas tomaram o remédio direitinho e que eu não vou encontrar as pílulas espalhadas pela casa”, garante.
Bem camuflado

Para facilitar a medicação, algumas farmácias de manipulação fazem produtos mais atraentes aos bichinhos. É possível manipular medicamentos com sabor de peixe, bacon, fígado, salmão, frango, atum e também morango, framboesa, chocolate, mel e baunilha. Confira abaixo as formas mais pedidas:
Biscoitos medicamentosos
São flavorizados e contêm um princípio ativo ou uma associação deles. Foram desenvolvidos especialmente para administrar medicamentos, mascarando o sabor. São indicados para cães e gatos.
Pasta Oral
Pode ser feita com o sabor que seu animal preferir. É normalmente indicada para gatos, podendo ser aplicada na pata do felino para que ele lamba o medicamento.
Suspensão
Uma espécie de xarope, que também pode ser flavorizado, onde algumas partículas ficam suspensas em um líquido, o que requer que ele seja agitado antes do uso.
Xarope
Líquido adocicado que permite a dissolução de diferentes princípios ativos. Pode ser livre de açúcar, para os animais que têm restrição ao uso.